Como o Guia Quatro Rodas classifica as atrações no Brasil?

Entenda o processo que a equipe utiliza para avaliar atrações e cidades

Praias, igrejas, museus, construções históricas, parques nacionais, turismo de aventura, passeios, cachoeiras. Para classificar cada atração num grau de uma a cinco estrelas, nossos repórteres visitam cada lugar como se fossem turistas comuns.

Então, observam detalhes como sinalização, conservação, acessibilidade, existência de guias locais quando pertinente, além do interesse histórico, artístico, arquitetônico ou natural.

As atrações, dentro de cada tipo, são listadas por ordem de estrelas (de acordo com o grau de interesse, como indicado no quadro abaixo). As exceções são as praias, que aparecem listadas do sul para o norte (menos nas ilhas, onde escolhemos um ponto para começar).

Os ateliês, as compras e os eventos não são classificados com estrelas, mas listados em ordem alfabética. As informações sobre balneabilidade do litoral brasileiro são fornecidas pelos órgãos estaduais competentes (o GUIA BRASIL 2015 considera as medições grau de interesse ao leitor feitas no verão de 2014).

Os melhores destinos de ecoturismo no Brasil

As cidades que recebem o selo acima fazem parte da lista dos 50 melhores destinos do país para ecoturismo. a seleção, criada especialmente para o GUIA BRASIL 2015, levou em conta lugares com maior número de atrativos turísticos que proporcionam ao leitor um contato intenso com a natureza – além de considerar, também, a relevância desses atrativos, de acordo com o grau de interesse. Clique aqui para ver a lista completa.

CARACTERÍSTICAS DAS CIDADES

A equipe do GUIA QUATRO RODAS também avalia e classifica os principais destinos turísticos do Brasil por temas: Boa Mesa, Compras, Crianças, Ecoturismo, Museus, Patrimônio Histórico, Praias, Romance e Vida Noturna. Cada cidade recebe no máximo quatro dos selos abaixo, e cada tema recebe a classificação de uma a quatro estrelas. A ideia é ajudar os leitores na escolha dos seus destinos, de acordo com o perfil de cada viajante ou da proposta de viagem.

LOGO ALI

No impresso, no final de algumas cidades, você encontrará sugestões de destinos próximos, que podem complementar a sua viagem. Os textos trazem uma seleção de hotéis, restaurantes, atrações turísticas, compras e eventos.

DICA DO EDITOR

Publicamos, nas cidades mais turísticas, as dicas dos editores do GUIA, de acordo com suas áreas de responsabilidade.

Leia mais:

Entenda como a equipe do GUIA QUATRO RODAS testa restaurantes

Saiba como o GUIA QUATRO RODAS avalia as hospedagens do Brasil

Especial: 50 anos do GUIA QUATRO RODAS

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s