Como economizar viajando de trem e ônibus em Portugal

Veja dicas para percorrer Portugal viajando de trem ou ônibus e gastando bem menos dinheiro do que você imagina

Por ser um país pequeno, não é necessário percorrer grandes distâncias para conhecer as principais cidades portuguesas. Se tiver poucos dias e o roteiro bem definido, o ideal é optar pelo trem ou ônibus (autocarro, como são chamados aqui) e curtir a paisagem olhando pela janela.

A rede ferroviária funciona bem (é possível fazer o trajeto Lisboa-Porto em menos de 3 horas), mas não chega a todos os cantos do país, além de não oferecer muitos horários.

No site da Comboios de Portugal dá para aproveitar os diversos tipos de descontos, mas o mais recomendado é a Compra Antecipada, em que é possível comprar bilhetes online com até 40% de desconto. Como o próprio nome diz, é preciso adquiri-los com no mínimo 5 dias de antecedência.

No trecho Lisboa-Porto a CP oferece 1.000 lugares por semana com um desconto ainda maior: 13,50 euros por trecho, com 3 horários disponíveis por dia. Sem o desconto, a ida até o Porto fica entre 24,30 e 30,30 euros.

Vale lembrar que todas as passagens adquiridas na promoção não podem ser trocadas nem reembolsadas, então planeje bem antes de comprar.

Outra boa opção para conhecer Portugal são os ônibus. A Rede Expressos cobre quase todas as cidades do país e tem preços bem mais baratos que os trens, em geral quase 50% a menos. A viagem pode demorar um pouco mais, mas as estradas são bem conservadas e você pode ir para destinos escondidos onde o trem não chega.

A viagem de Lisboa ao Porto de ônibus sai por 36 euros (ida e volta) e demora em média três horas e meia. Também há descontos nas compras de passagens: se você tem menos de 29 anos ganha 20% em qualquer trecho. Se for ficar por algum tempo no país vale a pena fazer o cartão Reflex, que dá direito a uma série de promoções que chegam até 30% do valor das passagens.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s