Cidades na Espanha estão renomeando ruas para nomes de mulheres

Córdoba, Bilbao, Valência e Leão (León) são algumas das cidades que estão a frente de uma onda na Espanha que busca alterar e nomear novas ruas com nomes de mulheres que se destacaram na história. Além de remeter ao prestígio que tantas mulheres merecem mas não têm visibilidade, a iniciativa também visa remover referências ao regime ditatorial de Franco, que teve o apoio de Hitler e definitivamente só foi se encerrar em 1975.

Um levantamento feito em 2007 revelou que só 5% das ruas na Espanha tinham nomes de mulheres. Atualmente, o número ainda não chega a 10%, mas algumas cidades já se mexeram um pouco para deixar essa porcentagem menos pior. Antes mesmo desse levantamento, em 2005, a cidade de Córdoba já havia estipulado que pelo menos metade das novas ruas que surgissem deveriam honrar mulheres.

As ruas de Valência prometem mudanças (Foto: Jiri Brozovsky/Flickr/Creative Commons)

As ruas de Valência prometem mudanças (Foto: Jiri Brozovsky/Flickr/creative commons)

Em Valência de 5 novas ruas, 4 deverão ser batizadas com nomes de mulheres influentes.  Sem contar o Centro Histórico que terá o nome de 8 ruas alterados para nomes de mulheres importantes. Os nomes já foram selecionados: Marie Curie, Rosa Luxemburg e a escritora espanhola Carmen Martín Gaite. Em novembro foi a vez da cidade de Leão levar em votação qual seria o novo nome de ruas já antigas: Frida Kahlo, Rosa Parks ou Jane Austen.

Ainda não existe um levantamento que aponta a  porcentagem exata de ruas com nomes de mulheres no Brasil. Em São Paulo, uma iniciativa da gestão da prefeitura de Fernando Haddad visa alterar o nome de algumas ruas que têm logradouros referentes à ditadura, como o Elevado Costa e Silva, que passou a se chamar Elevado João Goulart. Mas não existe nenhuma menção sobre mudar o nome delas para nomes de mulheres influentes na história.

Quais as ruas com nome de mulher que você conhece? Você sabe quem foram essas mulheres?

Escultura em homenagem à cantora Carmen Martín Gaite, em praça da cidade espanhola de Salamanca (foto: Manuel/Wikimedia commons)

Escultura em homenagem à cantora Carmen Martín Gaite, em praça da cidade espanhola de Salamanca (foto: Manuel/Wikimedia commons)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s