Cidade do Rio de Janeiro agora é Patrimônio Mundial da Unesco

Não é de hoje que o Rio de Janeiro frequenta a lista de mais belas cidades do mundo, tampouco a lista de Patrimônios Culturais da Humanidade pela Unesco. Mas nessa terça-feira (13), a cidade recebe o título inédito de Patrimônio Mundial da Unesco como paisagem cultural urbana.

Merece ou nao merece? Fala sério! (Foto: Carlos Ortega/Flickr/Creative Commons)

Merece ou nao merece? Fala sério! (Foto: Carlos Ortega/Flickr/creative commons)

Isso significa que apesar de a paisagem cultural já ter a sua importância universal reconhecida em 2012, só agora é que leva o título de paisagem cultural urbana.  O Rio já era considerado Patrimônio Mundial, mas o ineditismo do atual título se dá pelo passado dessa categoria, que até então só havia sido relacionada a áreas rurais, jardins históricos e até sistemas agrícolas tradicionais de outras partes do mundo. “A maneira com que a paisagem da cidade e a natureza conversam é o que leva o mérito do título”, justifica o  representante da Unesco no Brasil, Lucien Muñoz.

+ Os 7 patrimônios naturais da Unesco no Brasil
+ Os 13 Patrimônios Culturais da Humanidade nacionais

O título é importante para a cidade pelo fato de a Unesco comprometer-se a proteger os patrimônios e oferecer assistência internacional em caso de ameaça à sua integridade. Além de o tombamento permitir que o país receba recursos financeiros para restauração e manutenção de cada patrimônio.

O Aterro do Flamengo é um dos responsáveis pelo título (Foto: snbessa/Flickr/Creative Commons)

O Aterro do Flamengo é um dos responsáveis pelo título (Foto: snbessa/Flickr/creative commons)

Pão de Açúcar, Corcovado, Floresta da Tijuca,  Aterro do Flamengo e Jardim Botânico são alguns dos “argumentos” que comprovam a importância urbana da Cidade Maravilhosa que se desenvolveu entre o mar e as montanhas. A entrega do título oficial ocorre nesta terça-feira (13), às 17h, em cerimônia aos pés do Cristo Redentor.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s