Bahia, vatapá e salmão: uma mistura que dá certo

Acrescente salmão à receita tradicional da culinária baiana e traga mais sabor para a mesa

É pensar na culinária baiana e já lembrar de um monte de pratos que fazem a cozinha nordestina ser adorada em todo o país. Vêm de lá algumas das receitas mais saborosas do cardápio brasileiro, como o acarajé, o bobó, as moquecas, o xinxim de galinha e, é claro, o vatapá.

A maioria tem raízes nos fogões africanos, que influenciaram deliciosamente a mesa de Norte a Sul. De tão populares, avançaram as divisas territoriais e se fixaram nas refeições diárias e festivas dos estados vizinhos. O vatapá, por exemplo, é sinônimo de Bahia, mas também é fortemente consumido no Pará e no Maranhão, entre outros locais, com pequenas variações no preparo.

O prato tem como base o pão amolecido no leite de coco, combinado com azeite de dendê, castanhas, camarões (frescos ou secos), peixe ou frango. Sua consistência é cremosa e o sabor, discretamente adocicado, fazendo par perfeito com o acarajé – nesse caso, o vatapá é usado como recheio para os bolinhos de feijão-fradinho fritos.

A receita também pode ser servida em versão solo, tanto como entrada – as miniporções são um arraso! – quanto como acompanhamento para arroz ou peixes assados. O prato ainda pode ganhar ingredientes diferentes e se tornar mais gostoso. Aqui, sugerimos uma alternativa, incluindo no preparo filés de salmão desfiados.

Vatapá com salmão

Ingredientes

(serve 6 pessoas)

1 pão francês sem casca (preferencialmente amanhecido)
200 ml de leite de coco
600 g de filé de salmão
1 cebola
200 g de castanha de caju
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (chá) de gengibre ralado
200 g de camarões pequenos (sem a cabeça, descascados e limpos)
½ xícara (chá) de azeite de dendê
1 xícara (chá) de coentro fresco picado

Modo de preparo

Corte o pão em fatias e molhe-as no leite de coco, até que amoleçam. Reserve. Desfie o filé de salmão ou pique-o bem fino. Reserve. Em um processador, triture bem a cebola e as castanhas. Aos ingredientes triturados, acrescente sal, pimenta-do-reino, gengibre e o pão molhado (incluindo o leite de coco restante). Coloque a mistura numa panela grande, acrescente o salmão picado e os camarões e cozinhe em fogo lento durante 10 minutos. Se for necessário, adicione mais leite de coco, até obter uma consistência de purê suave. Depois, acrescente o azeite de dendê e 2 colheres (sopa) de coentro fresco picado. Deixe ferver por mais 3 a 5 minutos e sirva o vatapá em bowls individuais, temperado com coentro fresco picado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s