Continua após publicidade

As 20 mais belas igrejas do mundo

A fé cristã está estampada em abóbadas, altares, capelas e monumentais catedrais mundo afora

Por Da Redação
12 jan 2021, 09h14

Gótica, barroca, moderna, rococó ou renascentista. Ou uma mistura de tudo isso. A fé cristã está estampada em abóbadas, altares, capelas e monumentais catedrais mundo afora. A lista das igrejas mais belas do mundo concentra-se fortemente na Europa, onde fortunas foram despendidas por monarcas, fiéis e sacerdotes, ora em honra à religião, ora para firmar o poder político que convinha ao momento.

Muitas igrejas estão relacionadas a supostas relíquias ou fenômenos, como a alegórica Wieskirche (uma estátua de Cristo que lacrimejava), a gigantesca catedral de Colônia (com uma urna com os restos mortais dos reis magos), a joia gótica de Chartres (o véu de Nossa Senhora) ou a deslumbrante Saint Chapelle (a coroa de espinhos de Jesus). Outras destacam-se por suas formas únicas, ligadas à cultura local, como Borgund, na Noruega, e a Igreja da Transfiguração, na Rússia.

Em nossa lista ainda poderiam figurar o Panteão de Roma (hoje dedicado a Santa Maria, mas melhor conhecido como uma das mais bem preservadas construções da Roma Antiga), a Capela Sistina, no Vaticano, a Santa Sofia, de Istambul (que de igreja passou a mesquita, depois virou um museu e em 2020 voltou a ser mesquita, não sem polêmica) ou dezenas de outros santuários, monumentais ou simples, como a Catedral de Santiago de Compostela ou o Santo Sepulcro, em Jerusalém. A lista seria infinita e até injusta, então vale aqui também a sua opinião.

1.Wieskirche, Baviera, Alemanha

Aos pés de Alpes bávaros, a Wieskirche é patrimônio da humanidade pela Unesco e impressiona por seu estilo rococó (Maria Globetrotter/Flickr)

2. Saint Chapelle, Paris, França

Passando por um cuidadoso processo de restauração, os famosos vitrais são o grande destaque da capela. Note que eles ocupam quase a totalidade das altas paredes (pakitt Creative Commons/Wikimedia Commons)

3. Igreja de Maria, Cracóvia, Polônia

A fachada em tijolos com torres assimétricas pode não parecer espetacular, mas seu interior é um deslumbre. Policromático, a nave é um festival de sensações, com dezenas de capelas, altares, púlpitos e colunas encimadas por um teto estrelado. Data do século 14 (broveran Creative Commons/Wikimedia Commons)

4. Igreja da Transfiguração, Kizhi, Rússia

Construída em madeira, o destaque vai para o complexo conjunto de 22 cúpulas formadas por camadas octogonais ascendentes (Alex Usov/Flickr)

5.  Borgund Stavekirke, Noruega

Um estilo arquitetônico único utilizando pilastras de madeira dominou a construção das primeiras igrejas a partir do século 9. A Borgund Staverkirke está em uma área isolada e costuma abrir de maio a setembro (Daniela A Nievergelt/Flickr)

6. Igreja e Convento de São Francisco, Salvador, Brasil

Forrado de ouro do chão ao teto, o templo também reúne influências barrocas, do rococó e neoclássicas (Rosino/Flickr)

7. Santuário de Las Lajas, Ipiates, Colômbia

Com ar de castelo de contos de fadas, a Las Lajas fica dramaticamente localizada sobre o cânion do rio Guáitara (Boris G/Flickr)

8. Basílica de São Pedro, Vaticano

Cúpula da Basílica de São Pedro, sobre o Baldaquino de Bernini. As cabeças dos evangelistas, nos medalhões entre as colunas, têm mais de 1,5 metro de comprimento (james_gordon_losangeles Creative Commons/Wikimedia Commons)

9. Catedral de Colônia, Alemanha

A catedral de Colônia, que abriga relíquias que estariam ligadas aos três reis magos, é a 20ª maior do mundo e sua construção levou 600 anos para ser finalizada (Dimitri Simon/Unsplash/Reprodução)

10. Catedral de Sevilha, Espanha

Detalhe do retábulo do altar-mor da Catedral de Sevilha, erguida no século XV (Grufnik Creative Commons/Wikimedia Commons)

11. Sagrada Família, Barcelona, Espanha

O projeto grandiloquente de Gaudí é uma das obras arquitetônicas mais singulares em andamento na atualidade e só será finalizada por volta de 2026, cem anos após sua morte (Sung Shin/Unsplash/Reprodução)

12. Catedral de São Basílio, Moscou, Rússia

Construída sob ordens de Ivan, o Terrível, a excêntrica construção é uma representação da Cidade de Deus revelada a São João, o Divino (Oleg Bartunov/Flickr)

13. Basílica de San Marco, Veneza, Itália

Edificada no ano 828, conta com cinco cúpulas que misturam estilos bizantinos, românicos e renascentistas. Serve de abrigo para os supostos restos mortais do santo que a batiza, padroeiro de Veneza (Sergio Pérez Algaba/Flickr)

14. Catedral de Salisbury, Inglaterra

Considerada a igreja com a torre mais alta do Reino Unido, atrai atrai tanto turistas como romeiros em busca de força espiritual. Fica a menos de duas horas de carro de Londres (David Honey/Flickr)

15. Catedral de Chartres, Chartres, França

Há 175 representações da Virgem Maria espalhadas pelos espetaculares vitrais azuis. A cidade de Chartres fica a 78 quilômetros de Paris (Cybergate9 Creative Commons/Wikimedia Commons)

16. Catedral Metropolitana da Cidade do México

Com fachada barroca e interior ricamente ornamentado, um dos destaques da catedral é seu monumental órgão (teachandlearn Creative Commons/Wikimedia Commons)

17. Catedral de Lima, Lima, Peru

Erguida em estilo barroco, já foi reconstruída cinco vezes graças aos danos provocados por terremotos no país. As reformas, no entanto, mantiveram o charme da construção original, de 1555 (Eduardo Garcia/Unsplash/Reprodução)

18. Igreja da Luz, Kobe, Japão

O interior austero da Igreja da Luz é completamente dominado pela cruz vazada na parede, que deixa penetrar um simbólico facho de luz (Purple Cloud/Flickr)

19. Capela Ecumênica de Turku, Finlândia

Construída tal como uma arca em meio a árvores de um bosque, a pequena igreja tem altar e vitrais criados por artistas finlandeses (avidday Creative Commons/Wikimedia Commons)

20. Catedral de Alexandre Nevsky, Sófia, Bulgária

Principal atração da capital búlgara, foi construída em estilo neobizantino e abriga em seu interior um museu de arte sacra bizantina (Voyages Lambert/Flickr)
Publicidade