Continua após publicidade

Aplicativo de companhia aérea agora tem mapa que rastreia as bagagens

Por Ludmilla Balduino
25 out 2016, 15h44

Quem já passou pelo perrengue de ter uma bagagem extraviada sabe o quão estressante a situação pode ser. Na tentativa de aliviar (um pouco) a preocupação dos passageiros, a companhia Delta Airlines lançou um serviço que rastreia, em tempo real, as bagagens despachadas dos passageiros.

+ Vídeo: o que fazer quando a mala for extraviada?
+ Companhia quer pesar passageiros junto com a bagagem de mão
+ Delta lança vídeo de segurança com ícones do esporte mundial; veja

Para visualizar em tempo real o caminho que sua bagagem está fazendo, basta abrir o aplicativo The Fly Delta App logo depois de despachar as malas. O app mostra um mapa com o “roteiro” da bagagem.

Se o passageiro quiser checar a localização de sua bagagem, basta abrir o mapa no aplicativo, que vai mostrar o território dos Estados Unidos e o trecho que a mala está percorrendo entre um aeroporto e outro. Quando o avião pousar, o mapa dá um zoom automático e o viajante pode seguir o trajeto percorrido pela bagagem e um ponto final da localização da esteira em que a mala será entregue, identificado por um ícone de uma maleta.

Continua após a publicidade
O app dá detalhes sobre onde está a bagagem de cada passageiro (imagem: divulgação/Delta)

O app dá detalhes sobre onde está a bagagem de cada passageiro (imagem: divulgação/Delta)

O rastreamento de bagagens através de um mapa é possível porque a Delta passou a utilizar etiquetas de bagagem que podem ser identificadas via rádio-frequência. Em vez de código de barras, elas agora vêm com um chip que emite ondas de rádio em frequências distintas. Assim, cada bagagem pode ser identificada individualmente. A implementação dessa nova tecnologia custou 50 milhões de dólares para a companhia.

A tecnologia das etiquetas rastreadas via rádiofrequência só funciona, por enquanto, em 84 aeroportos dos Estados Unidos. Por isso, o serviço de rastreamento de bagagens via aplicativo existe apenas em voos domésticos da companhia aérea. A Delta promete estender a funcionalidade para voos internacionais em alguns meses.

Publicidade