Maranhão

Site: http://www.ma.gov.br

Capital: São Luís

População: 5.638.381 hab

São Luís e Lençóis Maranhenses. As fachadas de azulejos do centro histórico da capital maranhense, que parecem delicados bordados coloridos, e o cenário singular de areia, dunas e lagoas do parque nacional são os maiores atrativos do Maranhão. Conhecer São Luís é se surpreender com o contraste dos casarões históricos do século 17  – nem todos em tão bom estado de conservação, embora tombados pelo Patrimônio Histórico – e os edifícios modernos e avenidas largas de bairros como Calhau e Renascença, para onde a cidade cresceu.

Ao perambular pelas ruas da capital, você não vai ter dificuldade em chegar à Rua do Sol, onde está o edifício neoclássico do Teatro Arthur Azevedo. Apesar do calor da cidade, vale a pena fazer isso por volta das 2 da tarde, quando se inicia a visita guiada, único jeito de ter acesso à parte interna, passando pela plateia, salão nobre, camarotes e galerias. Um pouco mais da história da colonização do Maranhão está  do outro lado da Baía de São Marcos, em Alcântara, onde casarões e ruínas fazem com que a cidadezinha pareça ter parado nos séculos 17 e 18. A travessia, sobretudo na volta, requer estômago forte por causa do balanço da embarcação. Dá para passar o dia lá e voltar a tempo de curtir um jantar regional no estrelado restaurante Cabana do Sol – lembrando que só é permitido dizer que conheceu a culinária do Maranhão depois de ter provado o peixe frito com arroz de cuxá, feito com papa de farinha de mandioca, camarão seco e gergelim socado no pilão com sal e uma erva chamada vinagreira.

Ainda no norte do estado, a 260 quilômetros de São Luís, está Barreirinhas, o principal acesso ao mágico Parque dos Lençóis Maranhenses. É difícil para qualquer região do Brasil competir com o cenário de gigantescas dunas que se espalham por quilômetros de praias e lagoas de cores variadas. É possível circular por esse território impressionante de jipe, de barco pelo Rio Preguiças ou a pé, em trekkings que exigem bastante preparo físico. Só resista bravamente às ofertas de usar quadriciclos para a exploração. Eles estão proibidos, mas a falta de fiscalização faz com que essa norma seja ignorada. Outro parque nacional também cheio de desafios, mas num cenário completamente diferente, espera os visitantes no sul do estado. A Chapada das Mesas reúne rios, cachoeiras, cânions e trilhas. Voos diários de São Luís levam a Imperatriz, o jeito mais prático de chegar à região (de carro, são cerca de 850 quilômetros).

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s