Bahia

Site: http://www.bahiatursa.ba.gov.br

Capital: Salvador

População: 13.066.764 hab

Quer saber mesmo qual seria o plano ideal para visitar a Bahia? Um período sabático, uma dessas pausas que alguns privilegiados conseguem fazer no trabalho para estudar ou dar andamento a um sonho.

Só assim se teria tempo para empreender uma nova e particular descoberta ao estado, começando pelo extenso e espetacular litoral que recebeu os portugueses em 1500 e se perdendo pelos caminhos que levam ao interior, a paisagens inacreditáveis como as da Chapada Diamantina.

Mas quem for à Bahia pelos motivos mais conhecidos – praia, calor e festa – não vai se decepcionar, claro. São 1200 quilômetros de costa e quase 300 praias: para badalar, para quem quer sossego, com resorts para distrair a criançada ou com charmosas pousadas nas quais imperam a calma e o silêncio.

A capital, Salvador, recebe 3 milhões de turistas por ano, quase o tamanho de sua população – só no Carnaval, 550 mil turistas chegam à cidade, grande parte deles para se espremer dia e noite atrás dos trios elétricos, uma legítima invenção baiana. Passar alguns dias por ali aproveitando a simpatia e a alegria dos soteropolitanos dá direito também ao agito de bairros como Rio Vermelho e a passeios pela história do Brasil, sobretudo no Pelourinho, com seus ateliês, casarios e igrejas do século 18.

Ao sul de Salvador começa a saborosa Costa do Dendê, como é chamada a região das ilhas de Itaparica, Morro de São Paulo e a cada vez mais hypada Boipeba, que disputa a atenção com quilômetros de areia e praias quase selvagens – garantia de sossego e boas caminhadas.

No extremo sul do estado, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva não perdem o posto na preferência dos turistas. Mas atenção: em outubro e novembro, a região é para os baladeiros de fibra, já que nessa época recebe uma horda de jovens e entusiasmadíssimos estudantes comemorando antecipadamente férias e formaturas.

A meio caminho de Salvador e Porto Seguro, Itacaré, antiga vila de pescadores, hoje com pouco mais de 24 mil habitantes, vive do ecoturismo e oferece generosamente praias, cachoeiras, piscinas naturais e coqueirais enfileirados.

A vila de Barra Grande, na ponta da Península de Maraú, ainda consegue manter as piscinas naturais de Taipu de Fora livres do fuzuê durante a maior parte do ano.

A Bahia guarda ainda surpresas como as aves marinhas do Arquipélago de Abrolhos e programas como observação de baleias na Praia do Forte, que fica próxima do megacomplexo hoteleiro da Costa do Sauípe, com cinco hotéis e as Sauípe Pousadas – o primeiro do gênero no Brasil, inaugurado no ano 2000.

Mais para dentro, no meio do estado, brilham as águas cristalinas que brotam das serras da Chapada Diamantina, o principal destino de ecoturismo do Brasil. Nesse miolo exuberante, prepare-se para encher os olhos com a beleza de cânions, de cachoeiras como a da Fumaça, com quase 400 metros de queda, grutas e vistas espetaculares dos morros do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

O tempo sempre vai parecer curto demais quando se pensa em ir à Bahia, mas na falta de um período sabático, programar (muitas) visitas mais curtas também vale.

Atualizado em 16/11/2015.

LEIA MAIS

As 20 mais belas praias da Bahia

13 praias do litoral sul da Bahia para ter sossego

Roteiro pelas estradas do litoral Sul da Bahia te leva a 10 lugares imperdíveis

Nordeste: conheça 15 belas praias e escolha as que você vai visitar

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s