Consulado americano em Porto Alegre funcionará no final de 2014

Além da capital gaúcha, Belo Horizonte, em Minas Gerais, terá uma unidade do consulado dos Estados Unidos

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil prepara para o final de 2014 o funcionamento do quarto consulado no país, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O contrato de locação da nova unidade será assinado amanhã (22) pelo embaixador dos Estados Unidos no Brasil,  Thomas Shannon. Em seguida, deverá ser agilizado o processo para a instalação de outro consulado em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O primeiro consulado na capital gaúcha foi aberto em 1918 e fechado em 1996, em decorrência da reestruturação no Departamento de Estado. Em abril de 2012, a secretária de Estado, Hillary Clinton, anunciou a abertura de mais dois consulados norte-americanos no Brasil – em Porto Alegre e Belo Horizonte.

A Embaixada dos Estados Unidos está localizada em Brasília e há mais três consulados: Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. Além disso, existem três agências consulares no país, em Fortaleza, Manaus e Porto Alegre. Os locais funcionam para o atendimento a cidadãos brasileiros interessados na emissão de vistos.

De janeiro a dezembro de 2012, a embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil processaram 1.020.352 vistos. Em dezembro do mesmo ano foram contabilizados 66.932 vistos.

Em outubro, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, conversou com Hillary Clinton sobre a busca de alternativas para facilitar as viagens entre norte-americanos e brasileiros. Na ocasião, Patriota demonstrou estar entusiasmado com a possibilidade de avançar nas facilidades.

“É uma discussão que começou com um novo espírito, mas também sob instrução de nossos líderes, o presidente [Barack] Obama e a presidenta Dilma Rousseff, e temos confiança de que continuaremos a avançar nos próximos anos”, ressaltou ele.

 

Leia mais:

Visto para os Estados Unidos

Como tirar o passaporte ou renová-lo

Personal shopper ajuda a fazer boas compras do enxoval de bebê nos EUA

48 Horas em Miami

48 Horas em Nova York para iniciantes

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s