Nesta Páscoa, transforme o almoço numa viagem gastronômica

Inspire-se nas tradições culinárias brasileiras e crie um cardápio caprichado. Como prato principal, a dica é servir uma moqueca com salmão e camarões

Páscoa é uma das festas mais tradicionais do calendário cristão, que chega à casa de todos os brasileiros, independentemente da religião. É uma ocasião para reunir a família e celebrar a vida. Entre no clima e valorize as diferentes culturas brasileiras no almoço da data deste ano. Além de pratos saborosíssimos, o encontro ao redor da mesa pode se tornar uma grande viagem pelos peculiares sabores de Norte a Sul do País.

Costumes país afora

Como o Brasil é um país bastante grande e rico culturalmente, cada região tem seus próprios hábitos gastronômicos e tradições para comemorar a Páscoa. No Sul, por exemplo, a paska é um pão doce quase obrigatório na celebração dos descendentes ucranianos no Paraná.

Ali perto, em Santa Catarina, os herdeiros alemães de Pomerode (que têm até a OsterfestOstern é Páscoa na língua germânica) incluem no cardápio as deliciosas cucas (bolos cobertos com farofa crocante) e o amendoim típico glaceado, sempre presente nas festas.

No Centro-Oeste, mais especificamente no Mato Grosso do Sul, o menu tem influência do país vizinho Paraguai. Ali não faltam a chipa (tipo de pão de queijo temperado) e a sopa paraguaia que, apesar do nome, é uma espécie de bolo de milho salgado.

Mais para cima, no Nordeste, obrigatórios à mesa são o quibebe (purê de abóbora – ou jerimum, no vocabulário local), arroz de coco (cozido com leite de coco) e feijão de coco (combinação de feijão, temperos, tomate, leite de coco).

Que tal preparar um prato inspirado na cozinha baiana como grande atração do almoço da sua família? A dica é a moqueca de salmão com camarões, que fica simplesmente divina. Aprenda a preparar esta receita, que serve 6 pessoas.

Moqueca de salmão com camarões

Ingredientes
1 ½ kg de filés de salmão
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Suco de ½ limão
1 cebola roxa cortada em fatias ou rodelas
2 pimentões vermelhos cortados em tirinhas
200 g de camarão sem casca
3 tomates picados
½ xícara (chá) de azeite de dendê
1 xícara (chá) de leite de coco
½ xícara (chá) de água

Modo de preparo
Tempere os filés de salmão com sal e pimenta-do-reino e acrescente o suco de limão. Numa frigideira grande e profunda, coloque a cebola, formando uma base, e depois os pimentões, o salmão, bem distribuídos, os camarões e os tomates picados. Derrame o azeite de dendê, o leite de coco e a água. Tampe a frigideira e cozinhe em fogo médio por 15 a 20 minutos, sem mexer, até que o salmão esteja cozido. Sirva imediatamente com o caldo e acompanhado de arroz.

Para acompanhar

A Bahia já está muito bem representada pela moqueca que, como carro-chefe, não pede muitos complementos. Mas não podem faltar ao lado da atração à base do peixe uma boa porção de arroz. Neste caso, invista no arroz de coco, iguaria comum na mesa de Pernambuco.

Você também pode preparar uma porção de cuscuz, numa referência ao sertão nordestino, pirão de peixe (presente na culinária de vários estados brasileiros) ou de leite (que em Sergipe é servido com carne de sol) ou, ainda, farofa de dendê (também da culinária baiana)

Na hora da sobremesa, se quiser fugir do chocolate, faça ambrosia, iguaria originalmente portuguesa, mas muito forte em Minas Gerais e igualmente popular no Rio Grande do Sul.

Para acompanhar o cafezinho que fecha o almoço ou anima a tarde, explore a culinária gaúcha e prepare uma boa cuca. Outra alternativa é investir numa torta de maçã, tradição introduzida pelos alemães em Santa Catarina.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s