Teerã (Tehran)

Site: http://en.tehran.ir/

População: 7.241.000 hab

Fuso horário: +6.3h (horário de Brasília)

Distância de outras cidades: Isfahan 450 km, Persépolis 1000 km, Shiraz 990 km, Pasárgada 870 km, Bam 1170 km

À primeira vista (e talvez à segunda, também), Teerã não parece ser uma cidade muito agradável. Uma névoa róseo-acinzentada cobre a capital do Irã, contendo todo tipo de poluição aérea imaginável. Muitos dos edifícios também não agradam os olhos, tal como o trânsito pesado e incessante. Mas toda pessoa que visita o Irã quase que obrigatoriamente tem que passar por esta metrópole de quase 8 milhões de habitantes. O principal aeroporto do país está aqui e é através dele que você chegará a outros destinos, como Isfahan. Então, vamos explorar o que a cidade tem de melhor. E, incrivelmente, você se surpreenderá com sua atmosfera (figurativamente falando) tão inebriante.

O Palácio Golestan é um amplo complexo de edifícios e jardins, um verdadeiro oásis no coração de Teerã. Construído como palácio da dinastia Qajar, é um local bem agradável para conhecer. Próximo a ele, o Grande Bazar é literalmente um labirinto de lojas e cafés, com centenas de pequenos e apertados nichos que vendem de tudo. Pratarias, condimentos, quinquilharias e preciosos tapetes persas — alguns bem vagabundos, outros da melhor qualidade — fazem a festa dos consumistas. Só não esqueça de trazer dinheiro, pois aqui ninguém aceita cartão de crédito. Mais ao norte, a vila real de Saadabad, ocupada tanto pelos Qajars pelo xá Reza Pahlevi — deposto pela Revolução Islâmica de 1979 — é outro agradável passeio, com seus aposentos suntuosos e agradáveis jardins. Já um dos marcos mais famosos da cidade é a Torre Azadi, que comemora os 2500 anos do império persa. Com 45 metros de altura, a torre-portal é um centro de comemorações civis de Teerã.

Fora da cidade, além do monte Damavand, a área conhecida como Dizin possui uma boa estrutura para esquiar. Localizada a duas horas e meia da capital, o moderno centro é muito frequentando pela elite de Teerã e possui um ar mais livre que no resto do país. Equipamentos para aluguel e instrutores estão disponíveis, assim como algumas lanchonetes e restaurantes. A melhor forma de chegar em Dizin é através de uma excursão organizada.

COMO CHEGAR

O principal aeroporto da cidade é o Imam Khomeini (IKA) possui voos para a Europa e Golfo Pérsico com companhias como KLM, Lufthansa, Turkish, Qatar e Emirates. De seus terminais até o Centro de Teerã a forma mais prática de traslado é através de táxis, uma viagem que pode levar mais de uma hora, dependendo do trânsito.

COMO CIRCULAR

No Centro você não precisará de transporte público. O barato aqui é se perder entre o Grande Bazar e o Palácio Golestan, explorando ruelas e vielas da cidade. É aqui que você entrará em contato com o povo e sentirá parte do Irã que nem todas as excursões consegue oferecer. Para trajetos mais longos, utilize táxis (caros e dependentes do estado do trânsito, mas muito convenientes) e o novo sistema de metrô, composto de quatro linhas. A linha amarela te leva até o antigo aeroporto Mehrabad, ainda utilizado para rotas domésticas. Já as linhas azul e vermelha são muito convenientes para se movimentar pelas pontas da cidade. Os bilhetes magnéticos brancos servem para uma viagem simples (3000 rials), enquanto que o laranja serve para viagens de ida e volta (4500 rials).

Informações ao viajante

Línguas: Persa,árabe e curdo. O inglês é falado por muitos jovens

Saúde: Sem demandas específicas

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s