Siena

Site: http://www.comune.siena.it

População: 50.000 hab

Fuso horário: +4h (horário de Brasília)

Distância de outras cidades: Florença 75 km, Roma 245 km, San Gimignano 39 km

Cercada por vinhedos dos quais se extraem estupendas garrafas do autêntico Chianti, Siena faz jus à fama de lugar romântico dos que só se encontram na Toscana, com seu Centro Histórico medieval muito bem preservado. Durante a Idade Média, a cidade chegou a ser uma república livre, rivalizando com Florença o domínio comercial da região, mas sua história é bem mais antiga. A lenda mais conhecida sobre a sua fundação resvala na de Roma, já que, de acordo com outro mito, os filhos de Remo a teriam criado. Vista de cima, Siena parece um labirinto, de tão estreitas que são muitas de suas charmosas vielas. O emaranhado de ruazinhas – delicioso de se percorrer – contrasta com a amplitude da Piazza del Campo, lar do Palazzo Pubblico, com seu imponente campanário (Torre del Mangia) do século 14. Mais ao norte está a Piazza del Duomo com sua fabulosa catedral, do século 12.

Palio di Siena

A grande atração da cidade é uma das mais antigas corridas de cavalos do mundo, o Palio. São duas competições, em julho e agosto, que movimentam toda a cidade, envolvida em disputas dos diferentes bairros. Caso esteja interessado em ver o evento, tenha em mente que os hotéis precisam ser reservados com muita antecedência. Neste quesito, vale a pena se hospedar em cidades da região e chegar cedo a Siena, senão não conseguirá um bom lugar para assistir à corrida.

COMO CHEGAR

Para chegar a Siena o mais conveniente é optar pelos ônibus, porque a rodoviária (Piazza Gramsci, 0577/204-246) é mais central do que a estação ferroviária. Ali chegam ônibus vindos de Florença, San Gimignano, Montalcino, Montepulciano e até do aeroporto de Pisa. Siena também recebe ônibus de Roma e Milão. Trens diretos (www.trenitalia.ci ligam a cidade a Florença.

COMO CIRCULAR

Vale a pena se hospedar dentro da cidade amuralhada, onde estão todos as principais atrações turísticas. Assim, você aproveita para caminhar pelo Centro Histórico, listado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Informações ao viajante

Línguas: Italiano


Melhor época para visitar: De março a outubro a região da Toscana exibe paisagens belíssimas e clima aprazível. O melhor e o pior de Siena é na época das corridas do Palio (2 de julho e 16 de agosto), quando a cidade está em ebulição, mas

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s