Sapporo

Site: http://www.sta.or.jp/english/

População: 1.930.000 hab

Fuso horário: +12h (horário de Brasília)

Distância de outras cidades: Tóquio 1129 km, Sendai 776 km, Kyoto 1440 km, Fukuoka 2075 km

A capital da mais setentrional província do JapãoHokkaido, é um mundo à parte quando comparada às demais cidades do país. Boa parte das pessoas daqui são filhos e netos de pessoas de outras partes do país e suas ruas são planejadas e espaçosas. Aqui não há grandes templos históricos ou castelos: tudo tem um ar um pouco ocidentalizado – até onde o Japão se permite.

Há pouco menos de dois séculos, Hokkaido, a segunda maior ilha do arquipélago japonês, era uma terra selvagem, habitada pelos povos ainu e uma riquíssima fauna, representada por garças, ursos e salmões. Hoje, porém, toda a região transpira dinamismo e Sapporo, a quinta maior cidade do país, é um bem sucedido exemplo de desenvolvimento urbano.

Sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1972 e de algumas partidas da Copa do Mundo de 2002, a cidade possui um forte DNA esportivo. Sapporo está sempre em festa, como durante o Festival da Cerveja, no alto verão, quando multidões invadem os jardins da avenida Odori Koen. Nada porém se compara ao Festival da Neve, em fevereiro. Um dos mais tradicionais eventos do gênero no mundo, dezenas de shows, concursos e atrações utilizam como pano de fundo gigantescas instalações em neve.

Outro destaque é a gastronomia local. Não tão refinada como a de Kyoto ou famosa como a de Tóquio, a de Sapporo prima pela qualidade de seus ingredientes e pujança – quesito básico para seu clima frio. Pratos como gengis khan (um tipo de churrasco), o sapporo lamen (macarrão em caldo de pasta de soja), sorvetes, doces e, é claro, a cerveja, estão entre os mais representativos da área.

O clima da cidade é frio entre novembro e fim de abril, com fortes precipitações de neve. Já o verão é ameno e com menos chuvas que no resto do país, o que torna o destino muito agradável.

COMO CHEGAR

Sapporo é bem conectada a grandes cidades japonesas via aérea. O aeroporto de Shin-Chitose é o principal da cidade, com voos de companhias como ANA, Skymark e JAL. A forma mais fácil de acessar o aeroporto é através do serviço expresso das linhas JR, que faz a ligação em apenas 36 minutos.

Via terrestre, a forma mais prática de chegar à Sapporo é através das linhas ferroviárias JR. Enquanto o shinkansen, o trem-bala, não chega à região – a previsão de entrega da linha é para 2015 -, uma das formas mais populares de se chegar à Hokkaido é através de trens noturnos. A principal estação da cidade é a JR Sapporo.

Outra opção é utilizar ferry-boats, que saem de portos como Niigata e Tóquio.

COMO CIRCULAR

Sapporo é uma das cidades japonesas mais fáceis de se movimentar. A maioria dos endereços são coordenadas norte-sul e leste-oeste. O sistema de metrô e bondes serve as principais áreas de interesse. As linhas de metrô convergem para a estação Odori, no centro. No entorno da principal avenida, Odori Koen, concentra-se boa parte do comércio, serviços bancários e agências turísticas para o visitante.

Informações ao viajante

Línguas: Japonês

Saúde: Não há demandas específicas


Melhor época para visitar: O inverno é ótimo para acompanhar o Festival da Neve, normalmente em fevereiro, e para praticar esportes como esqui e snowboard. O verão é uma ótima época para prática de esportes como ciclismo, rafting, paragliding e trekking, além de ser a época do festival da cerveja (julho).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s