San Pedro de Atacama

Site: http://www.sanpedroatacama.com

População: 5.000 hab

Fuso horário: -1h (horário de Brasília)

Distância de outras cidades: Calama 100 km; Valparaíso: 1170 km; Santiago: 1.550 km; Pucón: 1856

Chuvas escassas e um cenário árido comparável ao encontrado em Marte. San Pedro do Atacama, considerado como o lugar mais seco do mundo, consegue atrair um número impressionante de turistas do mundo inteiro – e que não pára de crescer. A explicação é sua paisagem singular e impressionante. 

Mesmo com sua intensa atividade no turismo, o pequeno povoado de 5 mil habitantes não se entrega às modernidades e preserva ruas de terra e casinhas rústicas erguidas com adobe, como nos velhos tempos em que os primeiros atacamenhos viviam na região, há 11 mil anos.

As atrações naturais mais interessantes estão localizadas fora do setor urbano de San Pedro. A lista de pontos imperdíveis é tão extensa quanto aquelas terras do norte do Chile, cujo principal acesso aéreo se dá por Calama, a 98 quiilômetros da cidade. Prepare-se para encontrar aldeias soterradas, fortalezas pré-incas, desertos de sal e até gêiseres fumegantes.

COMO CHEGAR

Voos da LAN, com quase duas horas de duração, conectam Santiago a Calama. De lá, são mais 105 quilômetros pela Ruta 23, de ônibus ou van. De Santiago a San Pedro do Atacama pela Ruta 5 são 1.870 quilômetros.

ATRAÇÕES

Dentro da cidade de San Pedro, o passeio pela Calle Caracoles, uma rua pequena e rústica no centro da cidade, é repleta de bares, restaurantes e lojinhas de artesanato local. 

Partindo para a natureza selvagem e árida da região, as Gêiseres del Tatio, localizadas a 4200 metros de altura, são cercadas por minivulcões que expelem água fervente. As noites pela região são extremamente frias e chegam a temperaturas negativas. Ainda assim, pra quem gosta de estar perto da natureza extrema, o roteiro é imperdível. 

Na Cordilheira do Sal, o Valle de La Luna e o Valle de La Muerte são roteiros básicos e obrigatórios para o turista. A geografia local lembra, segundo dizem, o solo lunar. 

Atualizado em 17/12/2015

LEIA MAIS:

Atrações do deserto do Atacama, no Chile

Dez lugares na América do Sul de natureza extrema

Guia de Viagem – Santiago do Chile

Informações ao viajante

Línguas: Espanhol

Saúde: Para entrar no Chile, nenhuma vacina é obrigatória.


Melhor época para visitar: Essa é provavelmente uma das cidades mais secas do planeta. São mais de 330 dias de sol ao ano, com temperaturas variando de 15 a 30ºC no verão e 0 a 22ºC no inverno.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s