Pula

Site: http://www.pulainfo.hr/en/

População: 60.000 hab

Fuso horário: +5h (horário de Brasília)

Quem disse que só existe Coliseu em Roma? A milenar cidade de Pula, na Croácia, já foi dominada pelo Império Romano e hoje um dos seus principais monumentos é o Anfiteatro Romano – um tanto menor do que o mais famoso do mundo, mas mesmo assim, imponente.

Pula fica na região portuária de Istria, à beira do mar Adriático. Desde tempos remotos, funciona como entreposto comercial, e virou alvo dos romanos no século 1 depois de Cristo. Depois que a cidade foi tomada, o imperador Vespasiano construiu o Anfiteatro Romano – popularmente chamado de Arena – para sediarem lutas entre gladiadores e animais, com capacidade para mais de 20 mil pessoas.

A cidade cresceu com o domínio romano: foram construídos prédios comerciais, religiosos e administrativos, além de sistemas de saneamento e esgoto. Dois teatros, um cemitério enorme (mencionado por Dante em sua obra “A Divina Comédia”) e casas ricamente decoradas com mosaicos e mármore transformaram a cidade um polo cultural e econômico.

O poderio romano estendeu-se até o século 5, quando a cidade foi novamente invadida e dominada pelos Visigodos e Ostrogodos. Depois disso, as invasões não cessaram: monumentos e construções antigos foram destruídos, e no lugar, erguiam-se outras obras. A cidade foi administrada por várias civilizações e nações até 1947, quando Pula passou a pertencer ao território da Yugoslavia. Depois da guerra que devastou a região nos anos 1990, a cidade finalmente passou a ser uma legítima terra croata – e motivo de orgulho para os seus conterrâneos.

QUANDO IR

A cidade começa a ficar movimentada depois do fim do inverno, em abril. Mas é nos meses de julho e agosto que Pula fica superbadalada: além de ser ponto de chegada de cruzeiros, o Anfiteatro Romano recebe um festival anual de cinema e vira palco de shows de pop e música clássica.

Informações ao viajante

Línguas: croata

Saúde: Nenhuma vacina é obrigatória

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s