Porto Seguro

Por Adrian Medeiros Atualizado em 22 jul 2021, 15h12 - Publicado em 9 set 2011, 19h06

O lugar onde a história do Brasil começou diz muita coisa sobre a natureza e a cultura do nosso país. Além de belas praias, com mar azul-esverdeado e contornadas por fileiras de coqueiros, a animação de Porto Seguro toma conta das megabarracas pé na areia, ao som de axé music e outros ritmos. Daí a principal cidade da Costa do Descobrimento ser uma das preferidas dos formandos, dos casais e das famílias durante todo o ano.

Embora não seja o foco principal dos turistas, a parte histórica rende ótimos passeios, como a Cidade Alta, que guarda o Marco Padrão da Posse, de 1503. A réplica da Nau Capitânia da esquadra de Cabral está no Memorial da Epopeia do Descobrimento, na Praia do Cruzeiro, e a Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira preserva a cultura de uma das etnias que habitavam a região. A Praia da Coroa Vermelha, na vizinha Santa Cruz Cabrália, foi o local escolhido pelos portugueses para a primeira missa rezada no Brasil.

UM DIA PERFEITO

Comece pelo Centro Histórico, um dos mais antigos do país. Almoce no Cabana Goiana e curta a tranquilidade da Praia do Mutá. Se quiser agito, siga para a Praia de Taperapuã, polo de megabarracas de praia. Jante no Casa Dedo de Moça e passeie pela Passarela do Álcool (que há alguns anos também é chamada de “do Descobrimento”), com lojas e barracas de bebidas. Feche a noite numa das festas ou luaus pela orla.

COM MAIS DIAS…

O tempo é suficiente para curtir com calma as praias de Mundaí e Ponta Grande. Para um mergulho na história do Brasil, visite o Memorial da Epopeia do Descobrimento e passe uma tarde na Reserva Pataxó da Jaqueira, centro de cultura indígena com trilhas pela mata. Entre julho e outubro, há passeios de barco para observação de baleias-jubarte. Atravesse de balsa o Rio João de Tiba para conhecer a quase deserta praia de Santo André, ao norte.

Pegue outra balsa e rume para Arraial d’Ajuda, ao sul, onde crianças adoram passar o dia no Arraial d’Ajuda Eco Parque, e adultos curtem a noite na Rua do Mucugê, cheia de restaurantes, bares e lojas. Se sobrar tempo, siga também até Trancoso, com belas praias e o famoso Quadrado, local que concentra restaurantes e charmosas lojinhas de artesanato. Outra opção é explorar o Parque Nacional do Pau-Brasil .

QUANDO IR

Faz sol o ano todo, com um pouco mais de chuva entre março e maio. O verão é o auge da badalação, mas em julho e outubro os hotéis também são muito procurados. É quando chegam as turmas de formandos. Em setembro e novembro o movimento cai.

COMO CHEGAR

O aeroporto de Porto Seguro fica a cinco minutos de táxi ou de ônibus do centro, e recebe voos nacionais e internacionais. De carro, a partir do sul ou do norte, pegue a BR-101 e, em Eunápolis, entre na BR-367 e rode mais 64 km. De Salvador, os ônibus da Viação Águia Branca fazem o trajeto em 12 horas de viagem.

COMO CIRCULAR

O aeroporto, a rodoviária e o Centro Histórico estão na parte alta da cidade. Na parte baixa, no Centro, ficam o comércio e a famosa Passarela do Álcool (ou do Descobrimento), e é também onde começa a Avenida Beira-Mar (continuação da BR-367), que margeia a orla até Santa Cruz Cabrália. Ônibus ligam as duas cidades 24 horas por dia.

ONDE FICAR

Predominam os hotéis e resorts de grande e médio porte, com vasto lazer e preços abaixo da média nacional. Recebem geralmente casais e famílias, que fecham pacotes turísticos com agências e buscam o alto-astral da cidade.

ONDE COMER

As duas melhores casas destoam do clima festivo local. Com fachada discreta, Casa Dedo de Moça  tem clima intimista e bom serviço. Para almoçar na praia, escolha entre as barracas ao longo da BR-367 (Avenida Beira-Mar). Cabana GoianaBarraca do Gaúcho e Jamaica Beach.

O QUE FAZER

O passeio de barco até o Recife de Fora é um clássico local, mas ali os recifes estão desgastados e a vida marinha não empolga. Prefira fazer o passeio a partir da vizinha Santo André – a embarcação explora áreas mais preservadas de corais, onde até tartarugas e golfinhos podem aparecer. A menos de meia hora do burburinho das praias, o Parque Nacional do Pau-Brasil tem as portas abertas aos turistas desde 2017. Incrustado entre os vilarejos de Arraial d’Ajuda e Trancoso – as duas joias da coroa desse pedaço do litoral sul baiano –, o parque conta com um cardápio de atividades que inclui roteiros para grupos de observação de aves, tirolesa e arvorismo, mirantes, cachoeiras, áreas estruturadas para camping e roteiros para caminhadas e pedaladas. Leia mais aqui.

VIDA NOTURNA

Ao cair da tarde, todos se encontram na Passarela do Álcool. Por volta das 22h, o movimento segue dali para a balada da vez. Elas ocorrem cada noite em um lugar diferente, e tocam ritmos que vão do sertanejo ao eletrônico, do forró ao zouk – com destaque, claro, para o axé e seus dançarinos, que ensinam coreografias. Há luaus nas megabarracas Axé Moi, Tôa Tôa e Barramares. Também reúnem baladeiros o Squadra Club, em Mundaí.

Busque hospedagem em Porto Seguro

Leia tudo sobre Bahia

Publicidade