Parque Nacional de Yellowstone

Site: http://www.nps.gov/yell

Fuso horário: -4h (horário de Brasília)

O Parque Nacional de Yellowstone foi uma ideia que se espalhou pelo mundo. Em 1872 o tema conservacionismo não era algo que fazia parte da agenda dos políticos, empresas e sociedade. Parques públicos criados com o intuito de proteger a paisagem natural e seus habitantes já exisitiam, mas Yellowstone foi um dos primeiros a ter recursos federais. Este conceito espalhou-se por todo o globo e parques nacionais floreceram nos mais distintos habitats, de florestas a desertos, de áreas costeiras a ilhas isoladas.

As razões para selecionar Yellowstone como pioneira nos Estados Unidos não são poucas. Aqui está uma das maiores concentrações de gêiseres do planeta, um show de águas termais que explodem a intervalos regulares. Seus lagos policromáticos e fauna diversa são outros atrativos que mereciam especial atenção. Ursos-pardos, ursos-negros, alces, cervos, lobos e manadas de bisões – um antes numeroso ungulado que quase foi extinto no século 19 – são alguns dos animais mais populares entre os visitantes.

O parque é imenso, contando com seu proprio cânion, o Grand Canyon of Yellowstone, as dramáticas quedas d’água Upper e Lower Falls e o vale Hayden

Além dos 300 gêiseres – o Old Faithful é um clássico – e alguns belíssimos lagos termais – como o Morning Glory Pool e o Grand Prismatic Spring, o turista ainda pode praticar várias atividades. Caminhadas por trilhas marcadas, birdwatching, mountain bike, canoagem e pesca esportiva são algumas delas. Para curtir o parque sem atropelos, visitando seus principais pontos de atração, são necessários ao menos três dias. Uma visita mais extensa de uma semana é o ideal, combinando uma passagem pelo Parque Nacional Grand Teton. Há pousadas e restaurantes por todo o perímetro do parque, assim como áreas de estacionamento e piquenique.

QUANDO IR

Cada época do ano reserva diferentes pontos de vista do parque. A alta estação é o verão, quando todas as estradas estão abertas e a infraestrutura de serviços está em pleno funcionamento. Espere alguns filas e até um pouco de trânsito nesta época.

Primavera e outono são épocas particularmente interessantes. A paisagem um tanto desolada pós-inverno não é das mais belas em março ou abril, quando ainda está um pouco frio, portanto maio e junho são mais recomendáveis. Entre o final de outubro e novembro as folhagens outonais são especialmente espetaculares.

O inverno é o pior mês para visitar Yellowstone. Boa parte das estradas fica intransitável, nem todos os acessos estão liberados e alguns restaurantes e pousadas chegam a fechar. E, obviamente, fica mais difícil observar alguns animais.

COMO CHEGAR E CIRCULAR

O aeroporto mais próximo de Yellowstone é o de Jackson Hole (JAC, www.jacksonholeairport.com). Algumas companhias servem este destino o ano inteiro, enquanto outros somente na alta estação. Daqui para o parque, distante cerca de 100 quilômetros, o ideal é alugar um carro.

São cinco entradas para veículos motorizados em Yellowstone, abertos em diferentes épocas do ano, dependendo da precipitação de neve e condições de estrada:

South Entrance, Jackson, Wyoming – aberto de maio a novembro. Depois disso, só com veículos especiais.

North Entrance, Gardiner, Montana – única portaria aberta o ano inteiro para automóveis.

East Entrance, Cody, Wyoming – aberto de maio a novembro. Depois disso, só com veículos especiais.

Northeast Entrance, Silver Gate e Cooke City, Montana – aberto o ano inteiro, dependendo das condições do tempo.

West Entrance, West Yellowstone, Montana – aberto de abril a novembro.

NOS ARREDORES

Parque Nacional Grand Teton – praticamente adjacente a Yellowstone, este parque possui belíssima vistas, picos montanhosos e lagos. A tarifa de acesso vale para os dois parques.

Informações ao viajante

Línguas: Inglês


Melhor época para visitar: Há atividades diversas ao longo do ano. O verão é a alta estação, com algumas filas, enquanto que o finais da primavera e do outono são especialmente belas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s