País Basco e Navarra

Site: http://www.euskadi.net, http://www.euskosare.org, http://www.navarra.es

População: 3.000.000 hab

Fuso horário: +4h (horário de Brasília)

Distância de outras cidades: Madri 379 km, Barcelona 590 km, Sevilha 840 km, Granada 801 km, Córdoba 778 km, Valência 592 km, Santiago de Compostela 660 km, Toledo 476 km, San Sebastián 105 km, Segóvia 324 km, Salamanca 377 km, Ilhas Baleares 817 km.

Entre vales e montanhas a oeste dos Pirineus, espremidos na fronteira entre França e Espanha junto ao Golfo de Biscaia, um povo misterioso resistiu por milênios às ondas de conquistadores romanos, celtas, francos, muçulmanos, visigodos e quem mais viesse. Preservaram sua língua, seus ritos e boa parte da cultura. São orgulhosos desse passado e lutam por sua autonomia e identidade. Os bascos são donos de uma cultura singular, que confunde antropólogos, linguistas e, é claro, estadistas interessados em dominar seu território. O último a tentá-lo de forma mais veemente, o general Francisco Franco, tentou varrer do mapa essas características – tal como tentou na Catalunha e Galícia –, fazendo com isso crescer um movimento de resistência mais engajado e violento, o Euskadi Ta Askatasuna, o ETA (Terra Basca e Liberdade). Hoje, mais pragmáticos e menos preocupados com movimentos separatistas, os bascos visam os benefícios de uma Europa unida e mais cosmopolita. Se os instintos primitivos ainda afloram nas festas de San Fermines, em Pamplona, a face vanguardista é defendida no espetacular Museu Guggenheim de Bilbao, nos surfistas em Mudanka e nos celebrados Festival Internacional de Cinema e Festival de Jazz, ambos em San Sebastián. 

COMO CHEGAR

Pamplona, capital de Navarra, é o ponto de conexão entre as regiões do País Basco. Há voos de Madri e Barcelona para a cidade, que aterrissam no Aeropuerto de Noaín. Há também trens fazendo a ligação com a capital da Espanha.

Informações ao viajante

Línguas: Espanhol e basco (euskara)

Saúde: Para entrar na Espanha, nenhuma vacina é obrigatória.


Melhor época para visitar: De abril a outubro, o clima é mais agradável na região. Entre 6 e 14 de julho é comemorada a memória de São Firmino, com a famosa corrida de touros e homens pelas ruas de Pamplona. Em setembro tem lugar o Festival Internacional de Cinema de San Sebastian, um dos mais celebrados do gênero.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s