Olinda

Site: http://olinda.pe.gov.br

População: 379.272 hab

DDD: 81

Estado: Pernambuco

Distância de outras cidades: Recife, 10 km, Igarassu, 26 km, João Pessoa, 120 km, Caruaru, 145 km

Há quem só volte os olhos para Olinda na época do Carnaval, quando 2 milhões de foliões lotam suas ladeiras, entre bonecos gigantes e dançarinos de frevo.

Mas a magia da cidade se mantém ao longo do ano: o conjunto de igrejas barrocas é espetacular, e o casario colonial abriga cafés e ateliês de arte.

Ao circular pelo Centro histórico, repare na sonoridade local, que vai dos tambores do maracatu e do coco às melodias dos grupos de seresteiros. No Alto da Sé, além de tirar a clássica foto panorâmica, prove as tapiocas das barraquinhas.

Listada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, Olinda possui templos católicos de singular beleza, como a suntuosa e ricamente decorada Basílica de São Bento, o Convento de São Francisco e suas quatro capelas com azulejos portugueses e a Igreja da Sé, de onde se tem a clássica panorâmica da cidade, tendo Recife e o mar como pano de fundo.

Como chegar

O aeroporto mais próximo de Olinda é o de Jaboatão de Guararapes, na região metropolitana do Recife, que possui diversos voos operados por Latam, Gol, Azul e Avianca, desde as principais cidades do país.

De Recife, a capital, distante apenas 10 km, o meio de transporte mais confortável é o táxi.

Para quem vem de carro do norte, a rota mais comum é entrar em Pernambuco pela BR-101 e depois tomar PE-015 depois de Abreu e Lima.

Como circular

O Centro Histórico de Olinda é compacto e é fácil cobrir todos os principais pontos turísticos a pé (se for cadeirante ou tiver dificuldade de locomoção, vale a pena fechar um preço fixo com um táxi).

Começando pela Praça do Carmo, suba a rua São Francisco e visite o Convento, famoso pelas paredes azulejadas e a vista da orla.

Siga então rumo à Sé e de lá perca-se pela ruas Saldanha Marinho, do Amparo e a Ladeira da Misericórdia, sem esquecer-se da esquina dos Quatro Cantos, o epicentro das manifestações carnavalescas, antes de terminar o roteiro na Basílica de São Bento.

Hotéis

A maioria dos visitantes costuma fazer um bate e volta de um dia desde a capital, mas se optar por ficar em Olinda, há algumas boas pousadas na cidade. Entre elas, o agradável Hotel Sete Colinas e a bem localizada Pousada dos Quatro Cantos.

Restaurantes

Olinda guarda algumas boas surpresas na área gastronômica. A principal delas é o Oficina do Sabor, especializado em comida nordestina, do chef César Santos.

Aqui há também uma casa do “grupo” Beijupirá e as ótimas tapiocas do Alto da Sé, feitas no fogo de carvão.

Melhor época para visitar Olinda

Faz calor praticamente o ano todo e as chuvas só incomodam entre abril e julho. O Carnaval exige reserva de hospedagem com bastante antecedência, seja qual for seu destino na região.

Outros eventos incluem o Arte em Toda Parte (segunda quinzena de novembro), Festa Literária Internacional de Pernambuco (novembro) e Fenarte, Feira Nacional de Artesanato (julho).

Como é o Carnaval de Olinda

Dos grandes carnavais de rua do país, o de Olinda é um dos mais democráticos e populares.

Aqui não há sambódromos, trio elétrico, corda ou abadá: as ladeiras são tomadas pelo povo, que se mistura aos blocos de bonecos gigantes numa massa única de foliões.

Fantasias, máscaras de papel machê, sol quente, latas de cerveja, sacadas superlotadas e muita animação dão o tom da festa, sempre ao som de frevo, samba, maracatu, caboclinho e afoxé.

Desde 1932, nos primeiros minutos do domingo, o Homem da Meia-Noite é a primeira alegoria a sair pelas ladeiras da cidade.

O grande encontro de bonecos ocorre na terça-feira, mas a festa não para por aí. Quarta-feira de Cinzas ainda tem o Bacalhau do Batata, último bloco a desfilar. Detalhes no site oficial do Carnaval de Olinda e Recife.

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s