Óbidos

Um aglomerado de casinhas brancas abraçadas por uma muralha no topo de uma colina. “Me leva até lá!”, você vai pedir, quando a vir da estrada. Óbidos era a vila que tradicionalmente os reis davam para a rainha como presente de casamento, por isso, também pode-se chamá-la Vila das Rainhas. Dentro da muralha, esconde-se um cenário congelado no tempo: duas ruas principais e várias transversais, empedradas, apertadinhas e tortuosas; uma dezena de templos; casas caiadas com contorno colorido e flores na fachada; lojinhas de artesanato e, para completar, um castelo acima e avante, onde hoje funciona um hotel de charme. O melhor programa por aqui é xeretar tudo, de porta em porta, e a pé. Carros não entram, ficam estacionados no pátio em frente à entrada da cidade. E não se intimide com a muralha – é para escalar e deixar a vista se esparramar pelos imensos campos.

Como chegar

Fica a 100 quilômetros de Lisboa e, por isso, é um pulinho para quem vem da capital. O caminho é pela autoestrada A-8 (com pedágio). Outra maneira de desembarcar na vila a partir de Lisboa é de ônibus (www.rodotejo.pt), que sai da estação de Campo Grande. Do Porto, de carro, segue-se pela A-1 até Leiria e, depois, pela A-8 (com pedágio).

Informações ao viajante

Línguas: Português

Saúde: Para entrar em Portugal, nenhuma vacina é obrigatória.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s