Morretes

Site: http://morretes.pr.gov.br

População: 15.785 hab

DDD: 41

Estado: Paraná

Distância de outras cidades: Antonina, 18 km, Paranaguá, 44 km, Curitiba, 80 km

Fundada em 1733,  Morretes preserva sua história em construções antigas e no barreado, receita passada de geração em geração. Há bons pontos para ecoturismo no Parque Estadual do Marumbi, e é possível ir de barco até a Ilha do Mel. Se estiver vindo de carro a partir da BR-116, desça a serra pela bela Estrada da Graciosa, uma das mais cênicas do país. A opção mais prática, porém, é a BR-277.

Comida típica

Barreado – De origem controversa, a receita teria surgido há dois séculos em Morretes, Antonina ou Paranaguá, introduzida por tropeiros ou criada pelos caboclos da região durante o Entrudo (antigo Carnaval). Trata-se de uma mistura de acém, músculo e patinho cortados em cubos e cozidos em panela de barro com toucinho, cebola, alho, louro e cominho. O nome vem do ano de lacrar, ou “barrear”, a tampa com massa de farinha de mandioca e água. A carne se desmancha no cozimento, entre dez e 12 horas, e é servida com farinha de mandioca, banana e rodelas de laranja.

Onde comer – No arnazém Romanus

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s