Marselha

Por Adrian Medeiros Atualizado em 18 Maio 2023, 16h36 - Publicado em 24 set 2011, 11h06

Marselha, a cidade mais antiga da França (mais de 2.600 anos de idade) não deve muito a Paris em matéria de cosmopolitismo. Pudera: com pouco mais de 800 mil habitantes, é a segunda maior do país (só perde para a capital francesa).

A alma do povo francês está lá, e em peso, mas certas áreas de Marselha são capazes de nos transportar a lugares perdidos da África e do Oriente Médio. Além disso, é fácil notar também a influência dos italianos, que migraram para a região no final do século 19 (aliás, a pizza marselhesa é muito recomendada).

Boa parte dessa variedade se deve ao fato de Marselha ter nada menos que 14 portos em uma faixa litorânea inferior a 60 quilômetros. Para estar perto do Mediterrâneo e ainda sim desfrutar de bons cafés e restaurantes, a melhor dica é o Porto Velho, ou Vieux Port.

Já quem preferir ter uma vista panorâmica da costa poderá subir à Catedral de Notre Dame de la Garde. Marselha ainda oferece boas praias, com destaque para as Plages du Prado. É também terra do time de futebol mais popular da França, o Olympique de Marseille, cujo bonito estádio, de 1937, pode ser visitado.

Busque hospedagens em Marselha pelo Airbnb

COMO CHEGAR

Marselha é acessível via aérea, com desembarque no aeroporto Marseille-Provence, que tem voos para algumas das maiores cidades europeias.

A viagem de trem TGV leva três horas para Paris e duas horas para Nice. A cidade é bem servida pela rede rodoviária e ônibus, incluindo serviços noturnos: são soluções práticas.

Atualizado em 30/10/2015.

Busque hospedagem em Marselha pelo Booking

Compartilhe essa matéria via:

Informações ao viajante

Línguas: Francês

Saúde: Para entrar na França, nenhuma vacina é obrigatória.

Melhor época para visitar: Marselha é especialmente atraente nos meses de verão (junho, julho e agosto), quando os campos floridos de lavanda da Provença estão em seu ápice, e a cidade está agitada com atrações culturais.

Publicidade