Maragogi

Site: http://maragogionline.com.br

População: 31.299 hab

DDD: 82

Estado: Alagoas

Distância de outras cidades: Tamandaré, 49 km, Maceió, 140 km, Recife, 140 km

As Galés de Maragogi, famoso conjunto de piscinas naturais a 6 km da costa, são a grande atração local. As formações podem ser visitadas durante a maré baixa – o que não ocorre todos os dias; é aconselhável consultar a tábua de marés da Marinha (mar.mil.br/dhn) ou se informar nas pousadas.

Catamarãs partem cheios de turistas que anseiam observar peixinhos coloridos nadando entre os recifes. As águas azuis de Maragogi formam outras piscinas naturais, como as de Taocas e Barreira de Peroba (tão belas quanto as Galés, mas menos exploradas).

Apesar de ser um passeio de um dia comum para quem está em Maceió, Maragogi é bem servida de hospedagens.

COMO CHEGAR

De Maceió, são 140 quilômetros num trajeto meio tortuoso. Siga pela AL-101 até a Barra de Santo Antônio, depois pela AL-413 até São Luís do Quitunde, AL-105 até Porto Calvo, AL-465 até Japaratinga e, finalmente, AL-101 até Maragogi. De Recife, os 130 quilômetros são percorridos pelas rodovias BR-101, PE0-060 e AL-101. Partindo de ônibus da capital alagoana, são 2h30 de viagem (Real Alagoas, 3356-1324, dois horários diários pela manhã). De ônibus, a partir de Recife, o trecho também leva 2h30 (Real Alagoas, 81/3452-1511, duas saídas por dia pela manhã).

COMO CIRCULAR

Uma van sai do Centro e percorre a AL-101, passando pelas praias no sentido sul e norte – menos Bitingui, Barreiras do Coqueirão, Boqueirão e do Pontal.

ONDE FICAR

O Salinas do Maragogi Resort é uma das hospedagens mais caras da região, e reserva lazer e conforto excessivos. O Gran Oca Maragogi Resort tem uma das piscinas mais longas do Nordeste: são 400 metros, dividindo o resort ao meio. Quem busca economizar pode se hospedar na Pousada do Alto, Pousada Praiagogi, Vila Cobé, Pousada Vila de Taipa e Venezia Tropicale.

ONDE COMER

Há restaurantes que estão dentro das pousadas, como é o caso do Tuyn, na Praiagogi, e do Caiuia. O Mara e o Venezia Tropicale ficam próximos de praias, enquanto o Deck Bar é beira-mar. Não deixe de provar a Tapioca da Martha, a melhor de Maragogi.

SUGESTÕES DE ROTEIROS

2 dias – Tire um dia para aproveitar as praias mais afastadas, como a de Japaratinga, com centrinho próprio. Já na Praia de Maragogi, o Passeio de Barco até as Piscinas Naturais é atividade obrigatória para nadar com peixinhos e observar o fundo do mar. As Galés são as mais conhecidas e, por serem as mais visitadas, são as menos preservadas. Depois, a partir das 17h, a Feira de Artesanato ocupa o calçadão da praia principal. Não deixe de conhecer o restaurante Tuyn, da pousada Praiagogi.

4 dias – Aproveite para dar uma esticada até São Miguel dos Milagres, onde fica a Praia do Patacho e o Santuário do Peixe-boi Marinho. Você pode chegar até lá fazendo a travessia de balsa, pela Praia do Pontal. Se o plano for almoçar pela região, faça uma reserva no Patacho aproveite para dar uma passada na loja das Sandálias Lima.

QUANDO IR

As temperaturas são altas e chegam até 30ºC no verão. Entre maio e julho, as chuvas aumentam. É muito importante programar a visita durante a maré baixa, condição necessária para que os passeios sejam feitos. Consulte a tábua de marés da marinha (mar.mil.br/dhn).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s