Mangue Seco

População: 910.000 hab

DDD: 75

Estado: Bahia

Distância de outras cidades: Estância, 41 km, Aracaju, 114 km, Salvador, 255 km

Cercado de dunas e coqueiros, o pequeno vilarejo entre a Bahia e o Sergipe ficou famoso ao servir de cenário para a novela Tieta, baseada em uma obra de Jorge Amado. Localizado ao lado da foz do Rio Real, fica entre uma praia de água doce e as ondas do mar. Por causa da pequena infraestrutura, Mangue Seco é muito procurada para passeios de um dia a partir de Aracaju, Costa do Sauípe ou Praia do Forte. Quem fica na vila precisa caminhar para chegar até o mar – pelas dunas ou acompanhando a margem do rio.

COMO CHEGAR

Para curtir o sossego de Mangue Seco, é preciso atravessar o Rio Real. Lanchas partem das vilas de Pontal e Terra Caída, em Sergipe. Pontal é o melhor acesso: saindo da SE-368 (continuação da BA-099), são 12 km de asfalto. Deixe o carro no estacionamento e escolha um dos barqueiros de plantão entre 7h30 e 18h (15 minutos de travessia). Se houver ao menos 14 pessoas para a travessia, a viagem é feita em uma embarcação maior. Veículos 4×4 conseguem chegar a Mangue Seco a partir da Praia Costa Azul, mas a circulação pela areia é proibida – prejudica a desova das tartarugas.

COMO CIRCULAR

Dá para fazer tudo a pé. Para chegar à praia, é só seguir pela margem do rio e continuar por um caminho de areia (se a maré estiver alta, é preciso contornar o farol pelas dunas). Se preferir, contrate um bugueiro

COMIDA TÍPICA

Aratu: O crustáceo avermelhado entra na composição de casquinhas, moquecas e ensopados. Na praia, mulheres do povoado de Coqueiros vendem o quitute conhecido como moquequinha de folha: carne dearatu cozida e desfiada, temperada com cominho, coentro e pimentão e embalada em folhas de palmeira de licuri. Depois de ir para a brasa, a folha fica levemente tostada e seu recheio ganha um suave sabor defumado. 

ONDE COMER

No restaurante Frutos do Mar e nos ambulantes da Praia de Mangue Seco nos fins de semana e todos os dias na alta temporada.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s