Lisboa

Site: http://visitlisboa.com

População: 509 mil habitantes

Fuso horário: +3h (horário de Brasília)

Distância de outras cidades: Sintra 31 km, Viana do Castelo 387 km, Barcelos 374 km, Braga 367 km, Faro 277 km, Albufeira 256 km, Évora 132 km, Cascais 31 km.

Os sons vão do melancólico fado ao delicioso (e por vezes ininteligível) sotaque. Os aromas que vêm de confeitarias e restaurantes despertam a gula. Esparramada pelas colinas que ladeiam o lendário Rio Tejo, Lisboa tem telhados vermelhos e azulejos coloridos.

Becos e ruelas guardam preciosidades de um rico passado. O nosso próprio passado. Há templos como o Mosteiro dos Jerônimos e museus antigos como o do Carmo e o Calouste Gulbenkian.

Sim, o fado, o bacalhau e a Torre de Belém sempre devem fazer parte do roteiro, mas a Lisboa do século 21 reserva aos seus visitantes belas surpresas como o Centro Cultural de Belém, o extraordinário Oceanário, o MUDE, Museu do Design e da Moda, e restaurantes e hotéis descolados.

Prepare as pernas para andar bastante por uma topografia íngreme. Mas, roubando uma frase de Fernando Pessoa, tudo vale a pena se o prêmio é conhecer essa cidade que é capital do país desde 1255, sobreviveu a um terremoto devastador em 1755 e hoje é um cenário ancestral pronto para ser explorado por quem não tem preguiça de andar.

Quantos dias são ideais para conhecer Lisboa?

Em nosso roteiro de 48 horas em Lisboa nós damos sugestões para aproveitar bem a cidade. No entanto, é um sacrilégio não passar ao menos quatro noites por aqui, curtindo com calma um show de fado, as atrações da região de Belém, o Centro Antigo e as novas atrações na orla.

Além disso, restaurantes e bares, renovados ou recém abertos, são a pedida do momento na cidade. Quem viaja com crianças também não deixará de ter boas opções de lazer, atrações e entretenimento, podendo ir um pouco além, para Queluz e Sintra.

Como chegar

Voos diretos do Brasil para Portugal são operados por TAP. Chegando em Lisboa, saiba que o Aeroporto de Lisboa fica a cerca de 20 minutos do Centro.

Além da estação de metrô, que funciona das 6h30 à 1h, há o eficiente Aerobus, com saídas a cada 20 minutos, das 7h às 23h. Também há cinco linhas de ônibus comum que ligam o aeroporto ao Centro, inclusive durante a noite.

Trens da Comboios de Portugal conectam a cidade com os principais destinos turísticos do país.

Como circular

É muito fácil e agradável circular por Lisboa. Estando no centro, boa parte das atrações na Baixa, Chiado, Alfama e Bairro Alto podem ser alcançados a pé. Cansa um pouco, por conta das ladeiras, mas as escadinhas, calçadões e praças fazem parte da experiência.

Se cansar, faça paradas estratégicas em despretensiosos cafés. A rede de metrô e trens são ótimas para te levar a áreas um pouco mais distantes como Belém e Parque das Nações, e também para explorar a região, em destinos como Sintra, Queluz e Cascais.

Hotéis em Lisboa

Lisboa possui farta e variada oferta de hospedagens. Redes internacionais como Pestana, Accor e Sol Meliá oferecem quartos com o padrão e serviços conhecidos em todo o mundo. Pequenas pousadas familiares são convenientes e lhe oferecem uma oportunidade de ter um experiência mais próxima ao povo português (que adora bater um papo com nós, brasileiros).

Alguns bons locais para ficar estão próximos do Centro, no entorno da Avenida Liberdade e do parque Eduardo VII ou em charmosos estabelecimentos no Chiado, no Bairro Alto e em Prazeres.

A vantagem de estar nestes distritos é a proximidade com atrações turísticas, transportes públicos e bons cafés e restaurantes, mas você também poderá encontrar boas surpresas em bairros um pouco mais afastados, como em Belém, com suas colinas com belas vistas para o Tejo.

O que comer

Poucas cidades agradam mais ao paladar brasileiro do que Lisboa. Certamente você aqui encontrará um bom número de restaurantes, tascas e cafés servindo receitas familiares e pratos tão queridos por nós.

Bacalhau, sardinha, pastéis de belém, cozido português e uma indesviável miríade de doces estarão sempre em seu caminho, tentando a todos. Porém, novos ares chegaram à metrópole, com estabelecimentos mais inovadores, trazendo oxigênio para uma cozinha clássica.

Você encontrará muitas boas casas entre Alfama e o Bairro Alto, passando pelo Chiado e a Baixa. Não deixe de experimentar os bons vinhos de Douro, Dão e Alentejo.

Fora da cena gastronômica tipicamente lusitana, há várias boas mesas de outras especialidades. A Confraria do Sushi (japonesa), o Esperança (pizza) e o Grande Palácio Hong Kong (cantonesa), são algumas boas opções.

Para quem não consegue ficar longe do arroz, feijão e da picanha, fique tranquilo, lá e cá um brasileiro estará de portas abertas.

Atualizado em 30/1/2017.

Informações ao viajante

Línguas: Português

Saúde: Para entrar em Portugal, nenhuma vacina é obrigatória.


Melhor época para visitar: A pedida é visitar Portugal no verão (de junho a agosto), quando chove pouco e há festas em várias regiões. Por outro lado, as temperaturas podem chegar a 40ºC) e tudo fica mais cheio. Os meses de maio, durante a primavera, e setembro e outubro, no outono, têm temperaturas amenas e a vantagem de preços mais baixos. Junho é o mês das Festas dos Santos Populares, e o ápice, em Lisboa, é o dia de Santo Antônio (13 de junho). Há procissões e muitas festas de rua, especialmente no bairro de Alfama.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s