Kuala Lumpur

Site: http://www.visitkl.gov.my/

População: 1.627.172 hab

Fuso horário: +11h (horário de Brasília)

Distância de outras cidades: Cingapura 350 km, Bangcoc 1500 km

Na década de 1990 um grupo de países despontava no cenário econômico mundial como uma alternativa ao eixo EUA-Europa-Japão. Eram os Tigres Asiáticos. Com forte mentalidade voltada a bens de consumo e exportação, nações como Coreia do Sul, Tailândia, Indonésia e Taiwan agora eram reconhecidas por seu rápido desenvolvimento e altos investimentos em educação e infraestrutura. Na Malásia não foi diferente. A rápida industrialização de alguns setores e essenciais reservas petrolíferas levaram a ex-colônia britânica a um novo patamar. Sua capital, Kuala Lumpur, tornou-se então vitrine deste novo momento.

O símbolo mais emblemático deste período são as torres gêmeas Petronas Towers, mas vários outros arranha-céus surgiram no horizonte da até então calma cidade. Com o rápido desenvolvimento também surgiram favelas e outras mazelas urbanas, num claro contraste que em atritos entre a população etnicamente malaia e a maioria chinesa. Como resultado, boa parte destes últimos emigrou para a receptiva vizinha Cingapura – igualmente dinâmica e mais tolerante com os não-muçulmanos.

O que não quer dizer que você não provará excelentes pratos por aqui. Aqui você poderá provar o melhor da gastronomia de China, Índia, Tailândia e Malásia, com sabores e aromas pujantes e ingredientes fresquíssimos. É uma alegria só!

COMO CHEGAR

Não há voos diretos entre o Brasil e a Malásia, mas com uma ou duas escalas companhias como Qatar, KLM e Emirates o levarão a Kuala Lumpur, em jornadas com duração a partir de 24 horas.

O moderno Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur (KUL), fica em Sepang, a 50 quilômetros do centro da capital. Considerado um dos melhores e mais confortáveis do planeta, ele oferece serviços rápidos e muita comodidade. Para sair e chegar nele opte entre os trens KLIA, ônibus e táxis. O serviço ferroviário sem paradas KLIA Ekspress (RM 35, 28 minutos até a estação KL Sentral) funciona entre as 5h e 24h30 e partem a cada 15 minutos nos horários de pico (6h/9h e 16h/22h), 20 minutos nos demais horários e a cada 30 minutos depois da meia-noite. Alternativamente também há o trem KLIA Transit, que faz paradas em Bantar Tasik Selatan, Putrajaya & Cyberjaya e Salak Tinggi. Ele sai a cada 30 minutos e leva 35 minutos até a estação central.

Se escolher táxis, lembre-se que, como em tantos outros terminais do mundo, há sempre um motorista espertinho querendo lhe passar a perna. Compre vouchers com preços fixos (a partir de RM 75) nos balcões Airport Limo. Note que há veículos do tipo budget (para 3 ou 4 passageiros), Premier (também para 3 ou 4 pessoas, só que em modelos Mercedes), Super Luxe (para quem quer andar num Jaguar!) e Family (para até 8 pessoas).

De ônibus, as opções são Airport Liner (+606-799 62590), City Liner (www.ktb.com.my) e Star Shuttle (www.starwira.com), que saem a cada meia hora e custam entre RM 10 e 12,50 para uma viagem que dura entre 30 e 45 minutos.

Informações ao viajante

Línguas: Malaio,chinês e,ocasionalmente,inglês

Saúde: Certificação internacional para febre amarela


Melhor época para visitar: Kuala Lumpur é úmida, chuvosa e consideravelmente quente o ano todo. Evite os meses de Março/Abril e Setembro a Novembro, que são os mais sucetíveis a chuvas pesadas. Em termos de eventos, não perca o Ano Novo Chinês, o GP da Malásia de Fórmula 1 em Sepang, o Malaysia Fest (maio) e o KL Festival, em julho.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s