Dubai

Por Adrian Medeiros Atualizado em 19 jun 2018, 17h14 - Publicado em 6 out 2011, 13h50

Mais moderna do que tradicional em relação aos outros territórios dos Emirados Árabes Unidos, Dubai passou por cima de seu clima desértico para chamar a atenção do mundo. A capital de mesmo nome combina um grande centro de negócios, lojas de luxo e muitas atrações para os visitantes. Quando se fala em Dubai logo vem à mente construções arrojadas, frutos da riqueza vinda do petróleo. E isso é verdade. Nas últimas duas décadas, sobretudo, não parou de erguer arranha-céus de esplendorosa arquitetura. Entre os que mais atraem a atenção estão o Burj Khalifa, considerado o mais alto do mundo, e o Burj Al Arab, com a forma de uma vela. Pode-se gastar horas visitando os souks (os mercados em árabe) ou os shoppings. O The Dubai Mall, abriga, além de 1200 lojas, o enorme The Dubai Aquarium e o Mall of the Emirates Mall dá espaço para o Ski Dubai, uma incrível pista de ski indoor. Para conhecer melhor a história do lugar, uma das opções é o Museu de Dubai, que reúne achados arqueológicos da região. A tradição islâmica está representada na belíssima Mesquita de Jumeirah. Já Bastakiya, umas as áreas residenciais mais antigas da região, exibe construções com arquitetura única.

COMO CHEGAR

A Emirates (www.emirates.com.br) oferece voos diretos de São Paulo para Dubai, com duração de 14h30. Outras opções são a Qatar Airways (www.qatarairways.com), Turkish Airlines (www.flyturkish.com) e companhias europeias como KLM, British Airways, Lufthansa e Iberia que, claro, fazem conexão em seus respectivos hubs.

O moderno aeroporto internacional de Dubai (DXB, www.dubaiairport.com) localiza-se dentro da cidade e a apenas alguns quilômetros dos principais hotéis da cidade. A forma mais simples de transporte entre os terminais e seu destino final é através de táxis, sempre práticos e convenientes. Se preferir, tome o metrô (www.rta.ae). Lembre-se que muitos hotéis oferecem o serviço de traslado para muitos de seus hóspedes.

COMO CIRCULAR

Dentro das cidades dos Emirados Árabes o sistema de transporte público é um tanto incipiente. Dubai possui a melhor malha de metrô, ônibus e monotrilho, algo que serve bem ao dia a dia. No entanto, em termos de praticidade, preço e conveniência, nada bate o uso de táxis, fáceis de achar e que chegam rapidamente nos destinos desejados. E, muito importante, você está sempre dentro do ar-condicionado. 

Como o sistema rodoviário é muito bem montado, com ótimas estradas e ruas e boa sinalização em inglês, o aluguel de automóveis é boa opção. Como também não é muito caro e as regras de trânsito são universais, é a alternativa ideal para famílias ou grupos.

ONDE FICAR

Alguns dos melhores hotéis do mundo ficam em Dubai, com serviços impecáveis, infraestrutura não só completa como luxuosa, muitos restaurantes e mimos para os hóspedes. No entanto, o outro lado da moeda eram diárias insanamente altas que afugentavam os turistas comuns. Quem quisesse economizar, teria que optar por estabelecimentos um tanto simplórios. No entanto, o cenário está mudando. Hotéis quatro estrelas já oferecem tarifas de menos de US$ 100 — com direito a piscina e café da manhã — e mesmo os mais estrelados trabalham com descontos interessantes na baixa estação.

Os símbolos hoteleiros de Dubai continuam sendo casas como o Burj al Arab e o Jumeirah Beach Hotel, mas preste atenção em boas ofertas.

O QUE FAZER

Dubai é uma festa para os fãs da arquitetura. Praticamente todos os grandes escritórios do mundo plantaram uma grande obra no deserto e na orla, desafiando a areia, as tempestades e os ventos, todos inclementes. Além disso, as belas praias agradam os banhistas. No entanto, a grande atração de Dubai é mesmo a imensa variedade de opções de compras. São dezenas de lojas de departamento, estabelecimentos duty-free, outlets e shopping centers que vendem artigos de luxo e de grifes celebradas em todo o mundo.

Informações ao viajante

Línguas: Árabe

Saúde: recomendada a apresentação de certificação internacional para febre amarela

Melhor época para visitar: De novembro a março, quando as temperaturas estão mais amenas

Publicidade