Corralco

Por Adrian Medeiros Atualizado em 19 dez 2016, 11h59 - Publicado em 23 abr 2013, 17h25

Localizado aos pés do vulcão Lonquimay, dentro da Reserva Nacional Malalcahuello-Nalcas, a estação de esqui Valle Corralco é uma das boas alternativas para os amantes das encostas nevadas do Chile.

O destaque do destino são certamente suas 25 pistas espalhadas por 500 hectares, apoiados por 6 meios de elevação (lifts). Com desnível de pouco mais de 500 metros — de 1480 metros de altitude a ponto máximo a 2300 m –, há opções para toda a família, de pistas negras para experts a verdes para principiantes. Para estes, há escolinha de snowboard e esqui e loja com aluguel de equipamentos (kit completo, com bota, bastões e esqui com diárias a US$ 29 para crianças e US$ 44 para adultos).

Além das pistas, Valle Corralco ainda oferece outras atividades. No inverno, caminhadas com raquetes para o vulcão Lonquimay e trilhas em Salto Colorado e pelos bosques de araucária Pehuenco e Salto Colorado são complementadas com esqui randonée pela região e excursões de snowmobile (motos de neve parecidas com um jet-ski). No verão (de dezembro a maio), aproveite para fazer trekkings pelos mesmos bosques — desta vez verdejantes –, canoagem e mountain bike. Um pouco mais longe, no Parque Nacional Conguillío (56 km ao sul, é possível também entreter-se com pesca, caiaque e montanhismo em meio a belas paisagens.

Para relaxar depois de tanta ação — ou simplesmente para dar ao corpo um belo trato — entregue-se às águas termais naturais de Malalcahuello (7,5 km, junto à Ruta 975) e Manzanar (11 km, Ruta 181).

COMO CHEGAR

Valle Corralco fica a 120 km do aeroporto de Temuco, o melhor servido por companhias locais como Lan Express e Sky Airlines a partir de Santiago (1 hora de voo). Do aeroporto, são apenas 1h30 em boas estradas. Nos pacotes fechados o resort oferece traslados entre Valle Corralco e Temuco.

ONDE FICAR

Junto às pistas, a melhor opção é o novíssimo Valle Corralco Hotel & Spa. Montanha abaixo, há opções de pousadas e hotéis em Manzanar e Malacahuello, ambas a vinte minutos de distância.

QUANDO IR

A temporada de esqui vai de 1 de junho a 15 de outubro. As nevascas começam em maio e as temperaturas de inverno tem mínima de -8 graus e média de 4 positivos. A temporada divide-se em baixa (1 de junho a 6 de julho e 23 de setembro a 14 de outubro), média (29 de julho a 14 de setembro) e alta (6 de julho a 29 de julho e 14 de setembro a 22 de setembro). Estas datas variam um pouco de ano para ano e afetam o valor dos pacotes de diárias, que incluem hospedagem em meia-pensão, passe de esqui, acesso à piscina, sauna e jacuzzi, excursões e traslado a partir do aeroporto de Temuco.

 

Informações ao viajante

Línguas: Espanhol

Saúde: Não há demandas específicas

Melhor época para visitar: Há atividades para todos os gostos e idades ao longo do ano. A temporada de esqui vai de junho a outubro, com a alta estação em julho e setembro, quando os preços das diárias ficam bem altas.

Publicidade