Córdoba

Site: http://www.cordoba.gov.ar

População: 1.329.604 hab

Fuso horário: 0h (horário de Brasília)

Distância de outras cidades: Buenos Aires: 770 km; Salta: 748 km; Mendoza: 670 km; Bariloche: 1254 km; El Calafate: 2209 km

Considerada a segunda cidade mais importante da Argentina e com uma população de mais de 1,3 milhão de habitantes, Córdoba pode não ter o apelo turístico de cidades como Buenos Aires e Bariloche. Mas com certeza tem atrativos que merecem a atenção.

Para começar, a cidade tem como principal característica dois grandes opostos que se tranformam em uma deliciosa marca registrada: a junção do velho com o novo. Com uma universidade bem frequentada, fundada por jesuítas no século17, e diversas escolas, a região conta com mais de cem mil estudantes em meio a um lugar que preserva suas raízes interioranas. 

Localizada no centro do país, a cidade foi fundada em 1573 pelos colonizadores espanhóis, que viram na localidade um conveniente ponto de parada entre o Alto Peru e o Rio da Prata. Toda essa história, inclusive, é preservada em suas construções do período jesuítico, nos prédios de tijolos vermelhos e nas fachadas coloniais.

Outro belo atrativo são as charmosas fazendas de seus arredores e seu belo entorno serrano. A qualidade do ar das famosas encostas cordobesas é um delicioso respiro para quem busca renovação e uma dose de tranquilidade. 

COMO CHEGAR

Há voos diretos do Brasil para Córdoba, com desembarque no Aeropuerto Internacional Ing. Ambrosio Taravella, popularmente conhecido como Pajas Blancas, que fica a cerca de dez quilômetros do centro da cidade. Companhias aéreas como a TAM e a GOL estão entre as opções. 

ATRAÇÕES

A cidade conta com uma boa opção de pontos turísticos que revelam seu passado. O passeio pelo Bairro Jesuíta é uma boa opção para começar a viagem, com prédios históricos bem preservados e muitas igrejas.

As igrejas, aliás, estão entre os principais atrativos da região, com arquitetura imponente que remete às construções religiosas europeias. Uma delas é a de Los Capuchinos, que impressiona o turista com sua fachada.  

Se o desejo é por passeios ao ar livre, a boa pedida é caminhar pelas trilhas do Cerro Aspero Pueblo Escondido, com visões privilegiadas da natureza e a vantagem de ter restaurantes por perto. 

Atualizado em 24/11/2015

LEIA MAIS: 

Guia de Viagem – Buenos Aires

Utopia americana: o legado das missões dos jesuítas

Informações ao viajante

Línguas: Espanhol

Saúde: Para entrar na Argentina, nenhuma vacina é obrigatória.


Melhor época para visitar: Córdoba é uma cidade que vale a pena visitar em qualquer época do ano. Mas no outono e na primavera, que coincidem com nosso calendário, o tempo é mais estável e a temperatura agradável para longos passeios pelas extensas áreas verdes da região.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s