Cidade da Guatemala

Por Adrian Medeiros Atualizado em 19 jun 2018, 17h12 - Publicado em 23 nov 2011, 16h22

Muito organizada, a capital da Guatemala foi planejada numa estrutura quadrada e possui ruas numeradas. A cidade mudou um pouco desde 1976, quando um forte terremoto abalou a região. O Mercado Central teve de ser reconstruído e se tornou apenas um centro de comércio de artesanato para turistas e deixou de vender alimentos.

Plana e ampla, a Praça Maior localiza-se na região central, próxima ao Palácio Nacional. Alguns museus atraem a atenção: o Popol Vuh abriga itens coloniais e relíquias da civilização maia; o Nacional de Arqueologia e Etnologia preserva a cultura do povo guatemalteco; o Museu Nacional de Arte Moderna exibe obras de arte; e o Ixchel do Traje Indígena possui uma coleção de vestimentas tradicionais.

A Catedral Metropolitana, localizada em frente à Praça da Constituição e inaugurada em 1815, é um bom exemplo da arquitetura colonial que segue o estilo das igrejas espanholas. Muitos parques compõem o cenário da Cidade de Guatemala, entre os que valem uma visita estão o Minerva (inclui um pequeno zoológico), o Aurora e o América Central.

Informações ao viajante

Línguas: Espanhol

Melhor época para visitar: De dezembro a março, no período da seca

Publicidade