Trancoso: hotéis, restaurantes, praias e mais

Por Adrian Medeiros Atualizado em 21 jul 2021, 13h30 - Publicado em 28 set 2011, 13h14

A natureza generosa do antigo povoado, fundado pelos colonizadores portugueses no século 16, foi privilégio de seus poucos habitantes até ser descoberto por hippies nos anos 1970. Desde então, a pequena vila cresceu, a energia elétrica chegou e o comércio se desenvolveu. Mas a essência de Trancoso, assim como seus principais atributos, continua a mesma.

Durante o dia, as belas praias convidam turistas nacionais e estrangeiros para caminhadas pela areia, e o mirante atrás da Igreja São João Batista rende as melhores fotos. À noite, restaurantes e lojas instaladas nas singelas casinhas coloridas do Quadrado – que curiosamente tem a forma de um retângulo – lançam discretos pontos de luz que contrastam com a escuridão do céu. Mas por traz deste cenário bucólico, a sofisticação também dá as caras por aqui: pousadas luxuosas com serviço apurado recebem um público que vai de descolados a vips.

UM DIA PERFEITO

Acorde cedo para conhecer as praias dos Nativos, dos Coqueiros do Rio Verde. Vale curtir a charmosa barraca de praia do Uxua Casa Hotel & Spa, na Praia dos Coqueiros, ou os badalados clubes de praia, como o Fly Beach Club, na Praia dos Nativos, e o Café de La Musique, na Praia dos Coqueiros. Bateu a fome? Siga até a Barraca do Jonas, com peixes e frutos do mar no cardápio. Depois de passar o dia na praia, vá até o Quadrado, o agradável centrinho de Trancoso, repleto de lojas e restaurantes.

COM MAIS DIAS…

… Você terá tempo de conhecer com calma todas as praias de Trancoso, como as lindíssimas Ponta de Itaquena, com muita mata nativa, e do Rio da Barra, que tem falésias e piscinas naturais. Alugue uma bicicleta e pedale até a Praia de Itapororoca, ou faça um passeio de quadriciclo ou de caiaque para explorar ainda mais a região. Coma nos melhores restaurantes, como El Gordo, Etnia e Capim Santo (que ficam nas hospedagens homônimas), e entregue-se, sem pressa, ao clima superespecial do Quadrado. Dá para fazer, também, um bate e volta até a Praia do Espelho, umas das mais belas do país, ou até Caraíva, bom lugar para quem prefere uma vila com estilo rústico – e preços mais baixos.

COMO CHEGAR

Para quem vem de carro, o acesso é pelo trevo de Eunápolis, na BR-101. Pegue a BR-367 e siga por 34 km até a saída para a BA-001, que leva até Trancoso em mais 50 km asfaltados. A partir de Porto Seguro, onde estão a rodoviária e o aeroporto mais próximos, atravesse o Rio Buranhém de balsa até Arraial d’Ajuda, onde circulam ônibus. A estrada Arraial-Trancoso, que se junta à BA-001, tem 40 km em pista simples. No km 6 sai um caminho alternativo mais curto, a Estrada Velha de Trancoso – são 15 km de terra em boas condições, mas que ficam ruins em dias chuvosos.

COMO CIRCULAR

Carros não circulam pelo Quadrado, no centro. A sequência da Estrada para Itabela (ou Rua Principal) leva até a Praia dos Nativos. Uma passagem que sai pelo lado direito do Quadrado (na altura da Igreja São João Batista) leva à Praia dos Coqueiros. Para as praias mais afastadas, como a do Rio da Barra, ao norte, e do Rio Verde, ao sul, é recomendável ir de carro pela estrada de terra. Outra opção é seguir de táxi ou mototáxi.

ONDE FICAR

A rede hoteleira se divide basicamente em três regiões. O Quadrado reúne pousadas charmosas, próximas a lojas, bares e restaurantes. As hospedagens pé na areia ficam entre as praias do Rio Verde e dos Nativos. O bairro Bosque, na entrada do Quadrado, tem acomodações mais simples e um pouco mais em conta.

ONDE COMER

Aconchegantes, charmosos ou descolados, os bons restaurantes de Trancoso concentram-se no Quadrado e arredores (alguns com mesas que aproveitam a sombra das árvores). Como a maioria dos turistas passa praticamente o dia inteiro curtindo as praias, muitas casas só abrem as portas no fim de tarde. Opções mais econômicas, como o Aconchego, funcionam no almoço. A Casa da Gloria serve a melhor feijoada do pedaço.

NOITE

É nos arredores da Pracinha do Bosque, na entrada do Quadrado, que todos se encontram para curtir o clima aconchegante do Para-Raio ou o forró do São Brás. Na baixa temporada, muitos lugares fecham – uma das exceções é o clube de praia Fly Beach Club. Quem não se contenta com a baladinha local costuma rumar para a movimentada Rua do Mucugê, em Arraial d’Ajuda.

QUANDO IR

Faz sol o ano todo, mas é no verão que tudo se intensifica. Há festas nos clubes de praia e os restaurantes e lojinhas do Quadrado funcionam a todo vapor – reserve hospedagem. As chuvas distribuem-se ao longo do ano, com leve aumento entre março e maio.

DICA

Não à toa que a maior parte dos quartos de Trancoso tem mosquiteiro para proteger a cama. Figurinhas certas durante a noite, os pernilongos costumam incomodar (e muito!) – usar repelente é sempre boa ideia para garantir uma ótima noite de sono.

Busque hospedagem em Trancoso

Leia tudo sobre Bahia

Publicidade