Belém

População: 25.000 hab

Fuso horário: +5h (horário de Brasília)

Distância de outras cidades: Jerusalém 10 km

Há dois mil anos, uma estrela surgiu no céu para anunciar a chegada do Messias, guiando o caminho de três sábios homens vindos do Oriente. Seu destino, Belém, a pequena vila onde Jesus havia nascido. Assim conta a tradição cristã, repleta de imagens como a manjedoura e o presépio. Entre o mito e a realidade, a Belém atual encontra-se a poucos quilômetros de Jerusalém, dentro dos territórios palestinos, o que significa uma jornada que pode ser tão tortuosa como a dos três reis magos.

Apesar de também ser a cidade natal do rei-pastor Davi e guardar a tumba de Raquel, esposa de Jacó, o indiscutível ponto focal de Belém é a Igreja da Natividade. Os fatos narrados nos evangelhos de Mateus e Lucas dão poucas pistas da real localização de onde o Cristo nasceu, mas já por volta do século 2 uma pequena gruta passou a ser venerada como tal lugar e no século 4, Santa Helena, mãe do imperador romano Constantino, ordenou a construção de uma igreja no local.

Para visitar a cidade, não se esqueça de seu passaporte e cheque com antecedência se as fronteiras estão abertas.

COMO CHEGAR

O jeito mais fácil de se chegar em Belém é através do ônibus 21 que sai da porta de Damasco, em Jerusalém. A jornada dura cerca de 30 minutos até um posto de controle militar. De lá, opte por ir a pé, continuar em ônibus ou pegar um táxi.

Informações ao viajante

Línguas: Árabe,hebraico


Melhor época para visitar: Entre dezembro e março as temperaturas são baixas e há chuvas ocasionais, mas é exatamente entre o Natal e o Dia de Reis que a cidade enche de peregrinos. No resto do ano, as temperaturas são mais amenas, com máximas entre Junho e Agosto chegando aos 30 graus.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s