Balneário Camboriú

Site: http://www.camboriu.sc.gov.br

População: 113.319 hab

DDD: 47

Estado: Santa Catarina

Distância de outras cidades: Itajaí: 10 km; Blumenau: 85 km; Florianópolis: 85 km; Joinville: 109 km; Curitiba: 220 km; São Paulo: 616 km; Rio de Janeiro: 1067 km

“Dónde está la Playa del Pinho?” Essa é a pergunta clássica que argentinos e uruguaios fazem ao cruzar suas fronteiras e invadir Balneário Camboriú, um dos principais destinos do litoral catarinense na alta temporada. O lugar reúne elementos de cidade grande e excepcionais praias para todos os perfis, o que inclui a famosa Praia do Pinho, a primeira naturalista no Brasil. A de Laranjeiras, com mar azulado e calmo, emoldurada pela Mata Atlântica, pode ser vista do teleférico do Parque Unipraias, um dos principais passeios locais. Outra referência é a vida noturna, com música eletrônica, beach clubs e agitação lá pela Praia do Estaleirinho. Alta gastronomia? Camboriú tem os estrelados L’Assiette, Bistrô Palatare e Bistrot La Table.

Raio X

É tudo verdade É comum os turistas se referirem à cidade como “Camboriú”. A surpresa é que há uma cidade chamada Camboriú a apenas 7 km de distância, o que confunde muita gente.

Fotografia O Parque Unipraias tem os melhores locais para bons cliques, com destaque para as estações Mata Atlântica e Laranjeiras. Na Estrada Costa Brava há um mirante com vista para a Praia de Taquaras.

Noite A vida noturna de Balneário é referência. A música eletrônica domina casas, mas tamém há opções de casas de música sertaneja. Entre os bares, escolha entre as opções da Avenida Atlântica

Sacolinha As diversas vitrines da Avenida Brasil chamam a atenção – a maioria das lojas vende roupas feitas em confecções do Sul do país. Em toda a extensão da via é possível encontrar de vestidos de festa a acessórios com preços em conta.

COMO CHEGAR

Navegantes, o aeroporto mais próximo, recebe voos de diversas capitais do país. A partir dele, há duas maneiras de chegar a Balneário: a mais rápida (14 km) inclui travessia de balsa (cinco minutos) até Itajaí. A mais longa (35 km) passa pela BR-101. Para chegar de ônibus, a Viação Catarinense (0800-470-470) faz viagens diárias entre Balneário e São Paulo, Florianópolis e Curitiba.

COMO CIRCULAR

Para a locomoção no Centro, escolha o Bondindinho, que circula pelas principais avenidas: Atlântica (beira-mar) e Brasil. Se a ideia é ir às praias mais afastadas, alugue um carro ou pegue um táxi. Para visitar Itajaí e outras cidades vizinhas, embarque em um dos coletivos da Viação Praiana (0800-647-8400). O acesso até as praias do sul é feito pela Rodovia Interpraias.

ONDE FICAR

A maioria dos hotéis fica no Centro e tem pouca área de lazer. Estão ao lado do comércio e dos restaurantes, mas, também, do trânsito das avenidas Atlântica e Brasil. Quem busca hotéis luxuosos, pode optar por duas das melhores praias: dos Amores e Estaleirinho –esta com maior concentração de clubes de praia e muita animação.

ONDE COMER

Balneário chama a atenção pelo amplo e bom leque de opções gastronômicas. Além dos restaurantes especializados em frutos do mar, há endereços de perfil mais ousado, como os estrelados L’Assiette e Bistrot La Table, de cozinha contemporânea, e ainda os variados Schnecka’s e Number Seven Fusion Food. Desconsidere as placas que indicam uma Via Gastronômica do outro lado da BR-101 – o verdadeiro polo gastronômico é a Avenida Atlântica.

SUGESTÕES DE ROTEIROS

2 dias – Escolha uma das praias de acordo com seu perfil. A do Pinho, point naturalista, atrai banhistas que querem ficar mais à vontade. Para pegar boas ondas, a mais indicada é a dos Amores. A Central é a mais urbana e fica perto da principal área comercial da cidade, onde vale a pena fazer uma caminhada no final da tarde. Se a ideia é recarregar as energias em um ambiente familiar, a dica é passar um dia em Laranjeiras, que tem mar calmo, ideal para crianças. Para badalar, siga direto para Estaleiro e Estaleirinho, que unem belas paisagens a movimentados beach clubs.

3 dias – Há tempo suficiente para conhecer o Parque Unipraias, com teleférico, arvorismo, tirolesa, um trenó que pode atingir a velocidade de 60 km/h e vários mirantes com excelente vista panorâmica. Outra dica é caminhar por toda a extensão da Avenida Brasil – aproveite o passeio para saborear os picolés recheados do Los Paleteros ou uma salada de frutas na Surfers Paradise.

5 dias – Suba até o Cristo Luz para curtir uma das melhores vistas da cidade. Considere também escapadas até as cidades vizinhas. A praia Brava, em Itajaí, está a menos de 10 quilômetros e tem noites agitadas. Bons pontos de mergulho são o forte de Bombinhas, a 40 quilômetros. Penha, a 36 quilômetros, é a terra do Beto Carrero World, maior parque temático da América Latina, e do Pirão d’Água, melhor restaurante de comida açoriana do país.

QUANDO IR

Do Natal ao Carnaval a cidade lota e as festas estão no auge. Mas o trânsito fica lento e o s preços vão lá em cima. De fevereiro a maio ainda há turistas, mas em quantidade bem menor – época ideal para curtir dias ensolarados com mais sossego.

por Sara Campos

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s