Imagem Blog Vou Estudar Fora Por Blog Raquel Marçal ama viajar e aprender línguas e acha melhor ainda quando pode combinar os dois. Acredita que intercâmbio não tem idade e pretende continuar fazendo até os 80 anos
Continua após publicidade

Feiras de intercâmbio: breve guia de sobrevivência para enfrentar a maratona de setembro

Por Raquel Marçal
Atualizado em 27 fev 2017, 15h03 - Publicado em 31 ago 2016, 22h18

Chegou a época das grandes feiras de cursos no exterior. Ao longo de setembro, o tradicional Salão do Estudante, a Eduexpos e a EduCanada, esta um evento oficial do governo canadense, vão percorrer várias cidades.

Para quem sonha em estudar fora é a melhor chance de encontrar, em um só lugar, operadoras de intercâmbio, escolas de idioma, universidades e representantes dos escritórios de educação de dezenas de países.

É uma maratona: só o Salão do Estudante atrai 90 000 visitantes somando as cinco cidades por onde costuma passar. Dá uma média de 18 000 pessoas por cidade. Mas em São Paulo e no Rio de Janeiro as feiras lotam ainda mais – e chega a virar muvuca.

Para aproveitar ao máximo, é bom se preparar antes de chegar lá.

Continua após a publicidade

1. Faça a lição de casa

Chegue à feira já tendo uma boa ideia do que você quer: que curso te interessa, qual o seu objetivo, para onde gostaria de ir e quanto tempo e dinheiro tem disponível. Só com essas respostas você consegue navegar pelas centenas de estandes com objetividade. Anote todas as suas dúvidas para esclarecê-las durante o evento.

2. Visite os sites das feiras para ver o que vai rolar

A programação de palestras é bem bacana. Representantes de diversos países (tem gente até da Escandinávia) falam sobre vistos, imigração, carreiras, estágios, trabalho, bolsas de estudo e a vida de estudante lá fora, entre outros temas. Nos sites também dá para imprimir o ingresso (gratuito). Assim você entra mais rapidinho no evento.

3. Confira a lista de expositores

O Salão do Estudante tem mais de 300 expositores, de 21 países. A EduExpos traz outros 150. Para não perder tempo no dia, vale checar a lista dos participantes antes, selecionar as instituições que têm a ver com o que você quer e dar uma pesquisada sobre elas. Aí, ao chegar à feira é só ir direto no estande delas com suas perguntas na ponta da língua.

Continua após a publicidade

4. Chegue cedo

As feiras acontecem na parte da tarde e vão até a noite. Mas como tem apresentações diferentes de hora em hora – e algumas são bem concorridas – é bom chegar logo na abertura para não perder justamente aquela palestra sobre estudo e trabalho na Irlanda que você tanto quer ver.

5. Programe-se

Salão do Estudante

São Paulo
10 e 11 de setembro

Continua após a publicidade

Rio de Janeiro
13 e 14 de setembro

Curitiba
16 de setembro

Belo Horizonte
18 de setembro

Continua após a publicidade

Salvador
20 de setembro

Eduexpos e EduCanada

Campinas
15 de setembro

Continua após a publicidade

São Paulo
17 e 18 de setembro

Brasília
20 de setembro

Rio de Janeiro
22 de setembro

Curitiba
24 de setembro

Porto Alegre
25 de setembro

Belo Horizonte
27 de setembro

Recife
29 de setembro

Publicidade