Imagem Blog Vou Estudar Fora Por Blog Raquel Marçal ama viajar e aprender línguas e acha melhor ainda quando pode combinar os dois. Acredita que intercâmbio não tem idade e pretende continuar fazendo até os 80 anos
Continua após publicidade

Destinos de frio para curtir um intercâmbio nas férias de verão

Não falta muito para as férias de verão brasileiras começarem, oportunidade interessante para passar uma temporada estudando fora

Por Julia Latorre
Atualizado em 5 jul 2021, 14h55 - Publicado em 14 out 2014, 20h25

Arre! O verão nem começou e já tem gente literalmente querendo correr para as montanhas para fugir do nosso clima ~tropical~.  Não falta muito para as férias de verão brasileiras começarem, oportunidade interessante para passar uma temporada estudando fora.

Vamos aos indicados do dia para uma temporada de intercâmbio no frio, enquanto no Brasil faz calor:

Alemanha

É o extremo mesmo. Se no Brasil está muito quente, lá está bem frio. Com uma temperatura média de 5°C no inverno, é comum nevar.  As cidades com maior estrutura e mais opções de cursos são Berlim, Frankfurt, Hamburgo e Munique.

Continua após a publicidade

Canadá

Taca-le pau nos esportes de neve em WhistlerTaca-le pau nos esportes de neve em Whistler

O país é queridinho entre os intercambistas brasileiros. As cidades mais procuradas por estudantes são Montreal, Toronto, Vancouver, Victória e Whistler. O legal de Montreal no inverno é que nessa época do ano as pessoas circulam em passagens subterrâneas, que tem estação de metrô, lojas, cafeterias, casas noturnas e até entradas de prédio. Bem da hora.

Mas a queridona do inverno canadense é Whistler, a vila tem como principal atrativo a prática de esqui e já foi sede dos jogos olímpicos de inverno em 2010. Rola fazer cursos de esqui e snowboard e outros esportes típicos de montanhas.

Continua após a publicidade

China

Os brasileiros cada vez mais estão se aventurando no oriente. Pequim, como boa capital, é a cidade com maior número de cursos e estrutura. No inverno a temperatura pode chegar a -12° C. A neve da um charme especial para monumentos como a Praça da Paz Celestial e a Cidade Proibida.

Espanha

Continua após a publicidade

Sempre é tempo de passar um tempo na Espanha. A gama de cidades possíveis para estudar é grande, tirando as principais Madri e Barcelona, outras opções “friazinhas” são Granada, Salamanca, Sevilha e Pamplona. Mesmo assim, dificilmente as temperaturas chegam na casa dos graus negativos. Pode se comparar as temperaturas do inverno na Espanha às do inverno no Sul do Brasil. O que não deixa de ser frio, hein!

EUA

Seattle, Chicago, Indianápolis, Boston, Nova York, Filadélfia e Washington D.C., são as mais geladas no inverno entre os destinos mais badalados dos Estados Unidos. Se você quer se sentir naqueles filmes de natal da sessão da tarde enquanto faz seu intercâmbio, esses são alvos certeiros.

Continua após a publicidade

França

Uma prévia do inverno em ParisUma prévia do inverno em Paris

Quem quiser fugir dos ares parisienses pode optar pela pequena Amboise (12 mil habitantes)  que tem mínimas de 2°C no inverno. Entretanto, nessa batalha friorenta Paris ganha com sua mínima de 0°C.

Inglaterra

Continua após a publicidade

Disparado, das cidades inglesas que tem maior estrutura para receber estudantes, Oxford é dona das temperaturas mais baixas no inverno, com uma mínima de malditos  -15°C negativos. Para aqueles que curtem o frio, mas nem tanto. Vale procurar Londres que é fria mas (também) nem tanto.

Itália

Se você, assim como eu e muitos, associa frio a comida. A Itália nos parece uma boa opção. Bolonha, Florença, Milão e Roma são as cidades que mais recebem estudantes no país. O verdadeiro molho bolonhesa, a verdadeira pizza toscana e os melhores antepastos estão lá!

Suíça

A cereja do bolo, não podia faltar! Cerca de 70% do território do país é ocupado por montanhas e perfeição, o paraíso para os montanhistas. Berna, Genebra, Lausanne, Lugano, Montreux e Zurique – todos esses são destinos maravilhosos e oferecem estrutura ao intercambista.

Publicidade