Imagem Blog Vou Estudar Fora Por Blog Raquel Marçal ama viajar e aprender línguas e acha melhor ainda quando pode combinar os dois. Acredita que intercâmbio não tem idade e pretende continuar fazendo até os 80 anos
Continua após publicidade

Abertas inscrições para a Bolsa Victor Hugo, na França

Candidatura para Bolsa Victor Hugo deve ser enviada até 17 de fevereiro; programa é destinado a estudantes da América Latina

Por Raquel Marçal
Atualizado em 27 fev 2017, 14h35 - Publicado em 27 jan 2017, 08h30

Estão abertas as candidaturas para a Bolsa Victor Hugo, da Université de Franche-Comté. Uma das mais antigas da França, a universidade foi criada em 1423 e fica em Besançon, uma lindeza de cidade pertinho da fronteira com a Suíça.

Destinado a estudantes de línguas portuguesa e espanhola da América Latina (América Central, América do Sul e Caribe, além do Haiti),  o programa de financiamento é focado em determinadas opções de mestrado ou doutorado e tem duração de um ano (de julho de 2017 a junho de 2018). As inscrições vão até 17 de fevereiro.

Os benefícios incluem: as taxas de inscrição da universidade, um quarto individual na residência universitária, duas refeições por dia no restaurante universitário, a assinatura do serviço de internet durante 12 meses e também um curso intensivo de francês durante dois meses (julho e agosto) no CLA – Centre de Linguistique Appliquée de l’Université de Franche-Comté.

Para mais informações, visite o site do Campus France Brasil, a agência do governo francês para promoção do ensino superior. Lá também dá para acessar a CampusBourses, uma ferramenta de busca de financiamento para estrangeiros com mais de 200 opções de bolsas para brasileiros.

Continua após a publicidade

Há informações sobre bourses oferecidas pelos governos francês e brasileiro, pelas regiões francesas e pela União Europeia, além de programas de organizações internacionais não-governamentais e instituições de ensino. Para realizar a busca, é necessário indicar nacionalidade, área e nível de estudos.

Mas fique esperto: cada bolsa tem prazos de candidatura e critérios específicos, que são informados nos seus editais. O candidato deve ficar atento ao calendário do programa de financiamento escolhido.

Publicidade