Imagem Blog Viagem no Tempo Por Blog Giovanna Fontenelle é jornalista e, às vezes, não sabe se vive no presente, no passado ou nos planos de viagens futuras.
Continua após publicidade

7 lugares fora do óbvio para entender o Império Romano em Roma

Atrações diferentonas para voltar no tempo sem sair de Roma e, quem sabe, ainda encontrar Júlio César dando sopa por aí

Por Giovanna Fontenelle
Atualizado em 27 fev 2017, 14h37 - Publicado em 27 out 2016, 17h03

Roma é uma das cidades mais turísticas do mundo, com 7 a 10 milhões de visitantes todos os anos. Boa parte dos turistas que compõem este número visitam a metrópole pela primeira vez e, como é característico de novatos, preferem visitar as mais famosas atrações do lugar.

O Coliseu, o Panteão e o Foro Romano são as três construções originárias do Império Romano mais conhecidas e frequentadas na cidade. Para viajantes que já visitaram a metrópole ou para os entusiastas pelo assunto, porém, vale a pena separar um momento para conhecer mais a fundo as relíquias provenientes dos séculos de dominação romana que a Cidade Eterna tem a oferecer.

Para este passeio especial, separamos algumas atrações fora do óbvio para um roteiro de volta ao tempo dos grandes imperadores romanos:

1. Termas de Caracala

Até destroçada as Termas de Caracala são deslumbrantes (foto: Marzia Giacobbe/iStock)
Até destroçada as Termas de Caracala são deslumbrantes (foto: Marzia Giacobbe/iStock)

Enquanto o Império Romano do Ocidente encontrava-se em seus suspiros finais, as Termas de Caracala viviam seus tempos gloriosos. Construídas no século 3, o recinto chegou a ser considerado um dos lugares mais belos de Roma Antiga, graças a suas pinturas e mosaicos. Além disso, conseguia receber mais de 1.300 pessoas e abrigar mais de 80 mil litros de água em suas cisternas. Hoje, o local ainda é bonito, mas de uma forma diferente: guarda um conjunto de resquícios e ruínas históricas que mostram como os romanos consideravam o banho uma atividade de higiene e purificação do corpo e da alma.
Viale delle Terme di Caracalla

+ 5 lugares para se deliciar na eterna Roma

2. Termas de Diocleciano

As Termas de Diocleciano realmente impressionam pelo tamanho (foto: mauriziobiso/iStock)
As Termas de Diocleciano realmente impressionam pelo tamanho (foto: mauriziobiso/iStock)

Apesar da beleza, as Termas de Carcala não eram páreo para as de Diocleciano, que eram as maiores de toda a Roma Antiga – o lugar podia abrigar quase o dobro de pessoas, cerca de 3.000. Arquitetada em 306 pelo imperador de mesmo nome, a terma só parou de funcionar com as invasão dos godos (um grupo bárbaros, germânicos) em 537. Atualmente, faz parte do Museu Nacional Romano.
Viale Enrico de Nicola, 79

Continua após a publicidade

+ Oito lugares deliciosos (e desconhecidos) em Roma que você não pode deixar de visitar

3. Teatro de Pompeu

O Teatro de Pompeu também fica próximo a Praça di Torre Argentina (foto: IR_Stone/iStock)
O Teatro de Pompeu também fica próximo a Praça di Torre Argentina (foto: IR_Stone/iStock)

Outrora o maior teatro do mundo, atualmente o Teatro de Pompeu é apenas um conjunto de ruínas. Construído a pedido do imperador que o nomeou, em 55 a.C., este palco também foi o primeiro da cidade a oferecer espetáculos fixos, não itinerantes. Além de testemunhar dramas ficcionais, a frente do teatro também presenciou o assassinato do grande imperador Júlio César, a facadas, em 44 a.C na Cúria de Pompeu.
Largo Torre Argentina

+ Europa Barata – como gastar pouco em Roma

4. Coluna de Trajano

Cada um dos blocos da Coluna de Trajano pesam toneladas! (foto: powerofforever/iStock)
Cada um dos blocos da Coluna de Trajano pesam toneladas! (foto: powerofforever/iStock)

Esta atração romana pode não ser um obelisco, mas têm uma história interessante. O imperador Ulpio Trajano, para comemorar a vitória contra os Dácios (povo que costumava ocupar a região que hoje é a Romênia), mandou construir esta coluna no ano de 113. São 38 metros de altura distribuídos por uma base de oito metros e mais vinte blocos de mármore. Espiralando por sua superfície, desenhos encrustados na pedra contam a sequência de acontecimentos deste episódio histórico. No seu topo, hoje, encontra-se uma estátua de São Pedro, na época de construção, porém, o cristianismo ainda dava seus primeiros passos e o topo do monumento costumava exibir a imagem de Trajano.
Via dei Fori Imperiali

+ Guia básico para aproveitar Roma ao máximo

Continua após a publicidade

5 e 6. Arcos de Constantino e de Tito

O Arco de Constantino é um forte concorrente do Arco do Triunfo, em Paris (foto: gianliguori/iStock)
O Arco de Constantino é um forte concorrente do Arco do Triunfo, em Paris (foto: gianliguori/iStock)

Ambos os arcos triunfais se localizam ao lado de duas grandes atrações romanas. A oeste do Coliseu, o de Constantino foi projetado em 315 para comemorar a vitória na Batalha de Ponte Mílvia pelo imperador Constantino, tornando-o único governante do Império Romano. As cenas da luta e conquista estão gravadas sobre a superfície do monumento.

Já o de Tito, erguido no ano 81 perto do Fórum Romano, marca um ainda maior episódio da história romana. Símbolo da perseguição aos judeus, o monumento exalta a invasão da Judeia pelo imperador Tito Flávio e a destruição do Templo de Jerusalém – que estava sendo erguido na época.
Arco de Constantino: Via di San Gregorio
Arco de Tito: Via Sacra

Infelizmente, o Arco de Tito tem esculturas antissemitas (foto: Holger Mette/iStock)
Infelizmente, o Arco de Tito tem esculturas antissemitas (foto: Holger Mette/iStock)

+ Ao Coliseu e além: saiba onde estão os bairros mais descolados de Roma

7. Largo di Torre Argentina

Esta área mais parecida com uma praça oferece ruínas de quatro construções romanas (ao lado, está o Teatro de Pompeu). O primeiro é o Templo de Juturna, erguido no século 3 a.C, já o segundo, o Templo da Fortuna do Dia, é datado do século 1 a.C, e dedicado a deusa de mesmo nome. Fazendo vizinhança, o Templo de Ferônia é o mais antigo do complexo. Foi elevado 500 anos a.C. e feito em homenagem a divindade da fertilidade. Por fim, o Templo dos Lares Permarinos é o maior do conjunto e data de 2 a.C.

Os resquícios do Templo de Juturna (foto: powerofforever/iStock)
Os resquícios do Templo de Juturna (foto: powerofforever/iStock)
Publicidade