Dirigível batizado de “bunda voadora” faz voo inaugural no Reino Unido

No último dia 17 de agosto o céu de Cardington, a uma hora e meia ao norte de Londres, viu sobrevoar uma aeronave de tamanho e formato dos mais incomuns. Trata-se do Airlander, protótipo de um dirigível mais leve que o ar produzido pela empresa HAV (Hybrid Air Vehicles) e que rapidamente ganhou o apelido de flying bum (bunda voadora).

A aeronave tem 92 metros de comprimento, quase 21 a mais que um A380, o maior avião de passageiros do mundo. Se for tripulada, sua autonomia chega a cinco dias ininterruptos; se for controlada remotamente, pode chegar a duas semanas. Apesar do tamanho avantajado, o novo Airlander 10 é bem menor que o antigo zeppelin, que tinha 245 metros de comprimento.

+ Veja os 5 voos mais longos do mundo e sugestões do que fazer a bordo

butt 1

“Olha que coisa mais linda mais cheia de graça”

Para flutuar, o dirigível leva em gás hélio o equivalente a um milhão de balões de festa. O casco é feito de três camadas de tecidos, um deles cinco vezes mais resistente que o aço, chamado Vectran, muito usado também em coletes à prova de balas.

Por ora, o dirigível está em busca de comprador e tudo indica que terá uso militar, como o resgate de pessoas desaparecidas, monitoramento e pesquisa de mudanças climáticas. A vantagem do dirigível frente a um avião é a facilidade de pouso e decolagem, já que não requer uma pista convencional, basta um terreno plano e amplo. A desvantagem é a velocidade, não ultrapassa os 117 km/h, o que faz dele um potencial candidato a cruzeiro aéreo, já que comporta cabines como seus congêneres dos mares. É esperar pra ver.

Confira o vídeo da decolagem:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s