Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
Continua após publicidade

La Boulangerie, em Lisboa, tem um brunch com gostinho de França

Croissant, pain au chocolat, geleias, queijos... A padaria francesa tem um mundo de delícias pro dia nascer feliz numa das zonas mais simpáticas de Lisboa

Por Rachel Verano
Atualizado em 6 mar 2020, 14h39 - Publicado em 27 jul 2017, 21h51

Conheci La Boulangerie no dia em que me despedia de Lisboa em meados de setembro de 2016. Tinha a companhia de duas amigas queridas e o coração partido de deixar uma paixão arrebatadora em solos lusitanos e voltar pra casa em São Paulo sem saber o que seria de mim.

O toldo na fachada: toque francês
O toldo na fachada: toque francês (Bruno Barata/Reprodução)

Talvez tenha sido isso (a necessidade de um confortinho), talvez tenha sido mérito das camadas crocantes e amanteigadas dos croissants que se desfaziam ao simples toque. O fato foi que voltei, casei e nunca mais deixei de amar começar os dias por aqui. 

O balcão, sempre recheado de delícias quentinhas
O balcão, sempre recheado de delícias quentinhas (Bruno Barata/Reprodução)

Nunca mudo o meu pedido – afinal, ser sagitariana é ser supersticiosa.  Mentira, sou é gulosa mesmo. E aproveito sempre para ir quando acordo tarde, cheia de fome.

Continua após a publicidade

A opção mais completa, chamada Brunch!!! (assim mesmo, com três pontos de exclamação) vem com pães rústicos, croissant, pan au chocolat, Nutella, compotas, geleias, ovos, tábua de queijos, salmão defumado, uma bebida quente e, ufa, suco natural (o de laranja com framboesa é sensacional).

Amigos reunidos em um domingo de muitas calorias
Amigos reunidos em um domingo de muitas calorias (Bruno Barata/Reprodução)

Há também combos mais comedidos, outros mais light e opções a la carte avulsas que incluem pães sem glúten e leite de soja. Mas atenção: é o sotaque francês o grande trunfo do lugar.

A esplanada vista de cima, a partir da entrada da pâtisserie
A esplanada vista de cima, a partir da entrada da pâtisserie (Bruno Barata/Reprodução)

O bom humor também. Naquele dia de setembro me apaixonei pelo clima dali ao ler uma plaquinha escrita em um quadro negro ao lado da playlist ao alcance dos clientes: “É evidentemente proibido por: Justin Bieber, Grupo Revelação, Il Divo, Anastacia, Rihanna, Metallica. Thanks!” Ao que a atendente, rindo, acrescentou: “obviamente a lista é muito maior.” 

As mesinhas ao ar livre, debruçadas sobre uma praça fofa
As mesinhas ao ar livre, debruçadas sobre uma praça fofa (Bruno Barata/Reprodução)

Pertinho do Museu Nacional de Arte Antiga, na região das Janelas Verdes, a pâtisserie tem gostosas mesinhas ao ar livre debruçadas sobre uma praça com fonte. Passar as manhãs ali é sinônimo de esquecer do relógio – e acumular as mais saborosas calorias possivelmente disponíveis ao começo do dia em Lisboa.

Publicidade