Imagem Blog Piacere, Itália! Depois de passar um mês rodando a Toscana, Bárbara Ligero caiu de amores pela terra da bota e se matriculou em um curso de italiano. Atualmente, está aprendendo a gesticular com perfeição
Continua após publicidade

10 situações estranhas para um brasileiro na Itália

Certos hábitos italianos podem chamar atenção do turista; conheça alguns deles

Por Barbara Ligero
Atualizado em 1 abr 2019, 10h30 - Publicado em 16 ago 2016, 18h34

1. Gesticulação

Todo mundo conhece a fama que os italianos têm de falar com as mãos. Mas o que realmente me chamou atenção foi a combinação dos gestos com o jeito de falar exagerado, que faz com que todas as conversas pareçam calorosas demais. Quem não entende o idioma pode facilmente confundir um bate papo entre amigos com um bate boca entre inimigos.

2. Bebidas

Na Itália, as refeições costumam ser acompanhadas por vinho ou água – nada de refrigerantes ou sucos. Cheguei a ir em festas e restaurantes que nem sequer contavam com outra opção, para desespero do meu irmão viciado em Coca-Cola. Por lá, é assim: criança bebe água, adulto bebe vinho.

3. Ordem dos pratos

Diferente do Brasil, a salada é o último prato de uma típica refeição italiana. A comilança acontece da seguinte forma: primeiro vem o antipasto, depois o primi piatto (risotto, massa ou sopa) e só então o secondo piatto (carne, ave ou peixe) acompanhado pelos contorni, que são os legumes e vegetais.

+ 5 delícias que você deve provar em diferentes lugares da Itália

Na Itália, a macarronada é só uma parte da refeição l Foto: Flickr/Wellwin Kwok

4. Banheiros públicos

Alguns estabelecimentos tem apenas um banheiro para homens, mulheres, crianças e deficientes. Então se você for mulher e se deparar com um homem lavando as mãos ao seu lado (ou vice-versa), saiba que não, você não entrou na porta errada.

Continua após a publicidade

5. Estabelecimentos fechados

Paulista que sou, estou acostumada a encontrar comércio aberto 24h por dia, 365 dias por ano. Foi aí que, na Itália, conheci a tal da chiusura pomeridiana, horário geralmente entre 12h30 e 16h em que os estabelecimentos simplesmente fecham para o almoço. Isso sem falar que há lojas e restaurantes que suspendem suas atividades de vez para algumas semaninhas de férias, geralmente em agosto.

6. Dias da semana

Apesar de remeter a “férias”, giorno feriale significa dia útil, que é de segunda-feira a sábado. Já giorno festivo é domingo ou feriado – e, emendando no tópico anterior, vale avisar que muitos estabelecimentos também fecham nesses dias.

"Fechado", diz o portão (foto: tyle_r/Flickr/creative commons)“Fechado”, diz o portão l Foto: Flickr/Tyle_r

 7. Supermercado

Na Itália, existem alguns mercados onde você mesmo deve passar suas compras no caixa, sem o auxílio de atendentes. Basta passar os produtos no leitor de código de barras e fazer o pagamento na máquina. Bancar o espertinho pode ser arriscado: ocasionalmente, um supervisor para as pessoas e checa se elas realmente pagaram por tudo que estão levando.

8. Posto de gasolina

Na Europa em geral, é bem comum encontrar postos de gasolina sem frentistas. Então é responsabilidade sua escolher o tipo de combustível que quer colocar e controlar a bomba. Depois, é só pagar o montante na loja de conveniência do posto.

Continua após a publicidade

+ O que você deve saber antes de dirigir na Itália

9. Palavras em inglês

De vez em quando, algumas frases saem da boca dos italianos com termos e expressões em inglês, por mais que exista uma palavra correspondente no idioma deles. É o caso de weekend, ao invés de fine settimana, e T-shirt, ao invés de maglietta.

10. Roupas

Claro que isso varia de acordo com a moda e, principalmente, de acordo com a pessoa. Mas, de modo geral, achei que os homens italianos se vestem de forma mais colorida – e mais estilosa – que os homens brasileiros.

Siga-me no Instagram: @barbara.ligero

Publicidade