Imagem Blog Nova York entre Amigos Sabe aquela amiga que dá dicas, faz o roteiro da sua viagem e avisa quando tem promoção de passagem? Essa é a Talita Ribeiro! E o melhor é que agora ela vive em Nova York e compartilha aqui todos os seus achados na cidade.
Continua após publicidade

Onde comer comida mexicana de verdade em Nova York

Aproveite o feriado de Cinco de Mayo com tacos, burritos e margaritas! Saiba quais são os melhores restaurantes mexicanos de NY

Por Talita Ribeiro
Atualizado em 12 jul 2021, 13h35 - Publicado em 5 Maio 2017, 14h13

Depois da polêmica do último post, onde falei sobre as roubadas de Nova York, acho que vale a pena fazer uma observação antes de escrever sobre o tema de hoje.

É normal ter opiniões diferentes, inclusive sobre turismo, e discordar pode ser bem saudável, desde que a gente não trate o outro como uma ameaça ou um inimigo por conta disso.

As dicas que escrevo aqui são as mesmas que compartilho com os meus amigos, eu confio no que faço, mas não tenho a pretensão de agradar a todos, apenas de ajudar mais viajantes a fazer escolhas melhores e aproveitar ao máximo Nova York. Para além dos clichês e se permitindo viver uma realidade mais próxima dos locais.

E é impossível falar sobre isso sem destacar a importância dos imigrantes aqui, em especial dos mexicanos – que, em algumas cidades, não deveriam nem ser considerados “estrangeiros”, visto que parte de suas terras foi “anexada” pelos norteamericanos, né?

Independente dos muros, a história dos Estados Unidos e a do México estão profundamente ligadas. A influência mexicana está em todo o lugar e, graças a Deus, especialmente na comida e nas festas.

Hoje, por exemplo, é comemorado o Cinco de Mayo, em memória a uma vitória militar incrível do exército mexicano sobre os franceses, que invadiram o país em 1862 para cobrar uma dívida externa. Esse dia, porém, é bem mais celebrado nos EUA que no México, principalmente em cidades do sul, como Los Angeles, que foi “tomada” pelos Estados Unidos pouco antes, em 1850.

Se você estiver por aqui hoje, pode comemorar com Coronas, Margaritas e outros drinques nos bares, que terão promoções especiais por conta do feriado.

Continua após a publicidade

Redes de restaurantes como o Rosa Mexicano, também oferecerão menus diferenciados por conta da data. Você pode ver o que terá de especial em Nova York neste link aqui.

Até em mercados, como o Whole Foods, é possível celebrar essa vitória, aproveitando a oferta de doces típicos, como o Tres Leches – bolo que lembra um pandeló, bem molhadinho com leite condensado e coberto com um creme branco.

Aqui, vale um parênteses: é possível acompanhar as festividades dos povos que formam o país, como os mexicanos e os judeus, pela variedade de gostosuras nas bakeries e mercados. E é muito curioso ver o quanto dá para aprender sobre cultura só observando as prateleiras. 🙂

O melhor da gastronomia mexicana em Nova York

Voltando para o Cinco de Mayo,  vou usar esse gancho para sugerir que, em sua próxima visita à NY, você deixe grandes marcas de tex-mex (comida mexicana com influência americana) de lado e se aventure por restaurantes menores e que prezam um pouquinho mais pelo “mex”.

Por exemplo, você pode trocar os tacos gordurosos do Taco Bell pelas deliciosas opções servidas no Chelsea Market, no Los Tacos N1 – com carne feita na hora e na sua frente! -, ou no Los Mariscos, com peixes e frutos do mar, em uma tortilha de milho ou farinha de trigo.

Eles são do mesmo dono e estão conectados por um corredor vermelho, que vale a pena procurar, já que no segundo é possível sentar e experimentar uma das melhores margaritas da vida!

Continua após a publicidade

No lugar de ficar repetindo burritos no Chipotle, você pode se surpreender com a opção no prato do Dos Toros, rede inspirada nos restaurantes de comida mexicana do Mission, bairro latino de San Francisco,  e que  utiliza ingredientes muito bons e fresquinhos.

O de Carnitas (porco) é o meu favorito e pode ser acompanhado por um feijão (vermelho) que lembra muito o carioquinha, milho que não é super adocicado (coisa rara nos EUA), queijo e uma maravilhosa guacamole. Achou demais? Você pode pedir só um PF mesmo, com arroz, feijão e carne desfiada.

O Mexican Cultural Institute of New York também organizou um ótimo mapa com vários restaurantes e cafés, onde você pode mergulhar um pouco mais na cultura e história mexicanas, através dos sabores de sua rica gastronomia, ó:

Feliz Cinco de Mayo e boa sexta-feira para você! 🙂

Publicidade