Imagem Blog Brasis
Continua após publicidade

Bons motivos para se passar uma tarde em Itapuã

A praia cantada pelo poeta Vinícius de Morais pode não ser a mais bela da orla soteropolitana, mas tem charme e boa gastronomia

Por Fernando Leite
Atualizado em 22 jul 2021, 21h19 - Publicado em 19 jan 2017, 15h40

Encantado com a mulata baiana Gessy Gesse, no biênio 1973/74, Vinícius de Morais encontrou, em Salvador, um lugar para vadiar com seu velho calção de banho e, claro, do poetinha só se poderia esperar uma grande obra. Tarde em Itapuã coloca qualquer jornalista de turismo em uma sinuca de bico.

Muita gente chega lá para sentir o arrepio do vento que a noite trouxe e, em minha opinião, a capital baiana tem três praias num patamar um pouco acima: Porto da Barra, Flamengo e Stella Maris.

Longe de mim dizer que ela é feia, acho-a bem interessante, com os coqueiros, o farol branco e vermelho e até as pedras na areia conferindo um charme. Aqui vão algumas dicas para tornar sua tarde em Itapuã mais feliz:

1. Hotel Mar Brasil e Restaurante Casa Di Vina

Não há como deixá-lo de fora, afinal ocupa o terreno da antiga casa de Vinícius de Morais. Apesar de ser um hotel executivo com 71 apartamentos, cinco deles estão na casa do poeta – inclusive, você pode ter o privilégio de dormir na suíte do casal. Ninguém resiste ao banho na piscina em formato de bumbum (sim, isso mesmo). Ocupando a sala da casa, o Restaurante Casa di Vina serve muitas massas com frutos do mar.

2. Acarajé da Cira

Se você perceber uma fila pomposa no Largo de Itapuã por volta das 17h, saiba que não é nenhum food truck revolucionário e sim, o tradicional acarajé da equipe da Cira, laureado algumas vezes como o melhor da cidade. Releve a fila e o atendimento nem sempre simpático, a excelente fritura do bolinho e o equilibrado vatapá valem muito a pena

Continua após a publicidade
  • Onde fica: Largo de Itapuã, s/n
  • Horário: de segunda a sexta-feira, das 16 às 22h, sábados e domingos, das 10h às 22h

3. Mistura

Apesar de ter começado como uma barraca de praia, esqueça o velho calção de banho, vá no máximo com uma bermuda discreta nesse que é o restaurante mais chique do bairro. Premiados várias vezes pelo extinto Guia Quatro Rodas, seu cardápio adota um tom equilibrado entre os sabores baianos e contemporâneos. A mesa de frutos do mar brilha no bufê de almoço.

  • Onde fica: Rua Professor Souza Brito, 41
  • Horário: de domingo a quarta-feira, das 12h às 23h, de quinta-feira à sábado, das 12h às 24h
  • Telefone: (71) 3375-2623
Farol da praia de Itapuã, em Salvador Bahia
Farol da praia de Itapuã, em uma tarde com arco-íris (David Campbell/Flickr/creative commons)
Publicidade