Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Vale do Loire: hospedagem numa mansão do século 18 com vista para o rio

Dormir em uma maison d’hôtes multiplica o charme de uma viagem pelo Vale do Loire. Trata-se da versão francesa do bed & breakfast. Uma experiência e tanto!

Por Adriana Setti
Atualizado em 25 jun 2019, 18h58 - Publicado em 30 set 2011, 10h39
O quarto rosa, onde me hospedei

Dormir em uma maison d’hôtes multiplica o charme de uma viagem pelo Vale do Loire. Traduzindo, esse tipo de hospedagem nada mais é do que a versão francesa do bed & breakfast. Mas, em certas regiões da França, tanto a bed quanto o breakfast podem ser uma experiência de vida.

A mais ou menos 150 quilômetros de Paris, o Vale do Loire tornou-se uma espécie de playground da nobreza a partir do século 16. Às margens do rio, a aristocracia caçava, galopava em seus cavalos bem tratados e competia para ver quem tinha o castelo mais impressionante. Veio a Revolução Francesa, a austeridade entrou na moda e toda essa infra foi sendo readaptada, pouco a pouco, aos novos tempos. Os grandes castelos, como Chambord ou Chenoceau, viraram atrações turísticas. E muitos outros (são mais de 300!), além de mansões e cotos de caça, tomaram outros rumos.

A fachada do casarão
A vista da minha janela, para o Loire

A Villa Mary é uma maison d’hôtes instalada em um casarão do século 18 em Amboise — uma cidade estratégica para conhecer o melhor do vale. A localização é inacreditável. Da janela de suas quatro suítes, vê-se o Loire. Sobre seu jardim, paira o Château d’Amboise. Tanto os quartos quanto a área comum são decorados com móveis antigos e bem conservados e tudo (das reservas ao café da manhã) é pilotado pessoalmente pela proprietária, Mary — uma simpatia de pessoa. O preço? € 120 por casal, com petit déjeuner incluído, mais barato do que um hotel razoável na região.

Meu banheiro de princesa
Detalhe do banheiro de princesa
Meu banheiro de princesa de outro ângulo

Continua após a publicidade

Sweet dreams

Detalhe do quarto
Outro detalhe…
E mais um detalhe…
Outro momento do Loire, visto da minha janela
O jardim
A macieira carregada no jardim
A sala de estar
Detalhe da sala de estar
A mesa de café da manhã: frutas, bolos, docinhos, pães, suco, geleias…
Capricho absoluto
A vista da frente da casa, inacreditável

Reserve aqui

Publicidade