Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Dois poliglotas que dominam MUITAS línguas dão dicas para aprender idiomas

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h19 - Publicado em 5 jun 2015, 16h32

Sou fascinada por idiomas. Nada melhor do que a língua para revelar como pensam as pessoas de determinado país e para pescar nuances culturais. Línguas e viagens são paixões que se completam. Viajar ajuda a aprender idiomas e aprender idiomas ajuda a viajar. Simplesmente piro no jeito como as pessoas se comunicam quando estou rodando o mundo. Lembro mais de como os tailandeses esticam as vogais – “sawadikaaaaaa” – do que dos detalhes do Palácio Real de Bangcoque. Me marcou mais a mistura de espanhol com inglês que permeia o tagalo do que certas praias que visitei nas Filipinas. Se encontrasse o gênio da lâmpada em algum boteco, pediria a ele o poder de me expressar em qualquer idioma.

 

Falo três idiomas fluentemente e me viro muito bem em outros dois. Mas tenho uma admiração infinita por essas pessoas que absorvem línguas como esponjas. Uma das minhas melhores amigas fala português, inglês, francês, espanhol, holandês e polonês fluentes, além de arranhar alemão e italiano. Ela aprendeu tudo de ouvido, quase por osmose. Como pode?

 

No vídeo abaixo, esses dois caras mudam de um idioma para o outro com uma facilidade quase indignante. Um deles é italiano e fala espanhol, alemão, mandarim, russo… O outro é inglês e manda bem no português, espanhol, alemão, irlandês… Mas, além de sapatear na cara da sociedade, eles também dão dicas muito boas de como aprender línguas. São coisas óbvias, como investir na comunicação com os locais ao invés de se limitar a um curso, e outras nem tanto, como é o caso de fazer associações entre os idiomas como ponto de partida. A legenda está em espanhol, mas vamos combinar que mesmo que você não fale o idioma, vai conseguir entender (além de já começar a praticar as “associações”).

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=TecBJeacEq4?feature=oembed%5D

E aqui outro vídeo da série, se você quiser saber mais sobre o ruivo (que tem um irmão gêmeo tão poliglota quanto ele — surreal!).

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=_otSR5rv3Yg?feature=oembed%5D

Siga @drisetti no Twitter

Continua após a publicidade

 

 

 

 

Publicidade