Templo de Karnak

Avaliação do Guia Quatro Rodas starsstarsstarsstarsstarsSem classificação

Endereço: Sharia al-Karnak - Traçar rota

Horário de funcionamento

Out/abr: 8h/17h30; mai/set: 6/18h

Formas de pagamento

Adultos: £ 65

Uma das principais e mais singulares atrações turísticas não só de Luxor, mas de todo o Egito, o complexo de templos de Karnak é parada obrigatória para todos os turistas. Uma multitude de obeliscos, pátios, salões cerimoniais, pilones, estátuas e paredes com relevos — tudo finamente decorado com hieróglifos — chamam a atenção dos visitantes. Durante um período de cerca de 1500 anos, todos os faraós do Egito imprimiram sua marca a Karnak. Cada um deles adicionou um detalhe — muitas vezes de dimensões musculosas — em homenagem aos deuses, mas principalmente para eles próprios.

Logo na entrada você será recebido por uma fileira de esfinges que abrem passagem para o Recinto de Amón, cujo gigantesco pilone dá espaço para o Grande Pátio. Logo depois você se deparará com uma floresta de enormes colunas, a Grande Sala Hipostila. Preste atenção no alto de algumas delas, ainda com os vestígios das coloridas pinturas que as recobriam. Depois dos maciços terceiro e quarto pilones está o finamente decorado obelisco de Hatshepsut, de inimagináveis 290 toneladas e 27,5 metros de altura, um dos pontos altos das artes decorativas do período.

Após o quinto e sexto pilones estão uma série de templos menores, como o hall de Tutmósis III e os “jardins botânicos”. A leste do complexo está o grande lago sagrado, onde os sacerdotes faziam banhos cerimoniais.

O complexo de Karnak é tão amplo e repleto de detalhes (são mais de 260 mil metros quadrados de área) que seria necessário um capítulo inteiro para descrever suas belezas. Reserve algumas boas horas para apreciar seus detalhes e vá sem pressa. Há quiosques de bebida e comida, além de banheiros, próximos à entrada.

À noite, acontecem shows de luz e músicas (com a indefectível Aida, de Giuseppe Verdi) numa arquibancada junto ao Lago Sagrado.

Informações

local_parking
Estacionamento Estacionamento (pago)
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s