Parque Natural do Caraça

Avaliação do Guia Quatro Rodas starsstarsstarsstarsstarsNão deixe de ir

Telefone: (31) 3837-2698

Site: http://www.serradocaraca.tur.br

Vista de longe, a silhueta da Serra do Caraça forma um grande rosto de perfil, uma enorme cara – a caraça. Na sede do parque sobrevivem prédios erguidos entre os anos de 1774 e 1775 para sediar uma pousada de tropeiros da Estrada Real, depois transformada em seminário.

A construção abriga hoje uma biblioteca com cerca de 30 mil volumes e um museu com objetos da escola e do claustro. A igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens (1876), em estilo neogótico, integra o conjunto e tem órgão com 700 tubos e vitrais franceses.

No parque, áreas de transição entre Cerrado e Mata Atlântica espalham-se pela Serra do Espinhaço, em altitudes entre 1 300 m e 2 000 m. Para alcançar as cachoeiras, piscinas naturais e grutas, há trilhas sinalizadas de duração e dificuldade variadas.

Partindo da sede, uma reta de 2 km leva até a Cascatinha, com piscinas para banho. outra trilha de 2,5 km leva ao Banho do Belchior, corredeira entre pedras. A 1,5 km da sede, uma estradinha segue até a “piscina”, área aberta com lago de água natural, quiosques e churrasqueiras. A 3 km da sede, a Cachoeira Taboões tem queda-d’água baixa.

Para chegar à Cascatona, sequência de quedasd’água com 80 m de desnível, são 6 km (duas horas de ida). Na sede, monitores orientam sobre os passeios, mas os guias só acompanham os visitantes para os picos (agende).

E a maior atração fica para a noite, quando espécimes de lobo-guará, animal ameaçado de extinção e símbolo do parque, aparecem no adro da igreja para receber comida dos padres. Os lobos costumam aparecer quando a noite cai. Mas podem chegar depois do fechamento dos portões do parque (21h). Por isso, convém reservar uma vaga na pousada do santuário (bem simples).

Como chegar

Quem chega de Belo Horizonte pela BR-381 deve pegar a saída para Santa Bárbara à direita – a estrada para o parque (19 km) começa 5 km depois de Barão de Cocais. De Santa Bárbara, são 7 km até a estrada do parque, no sentido da BR-381.

Melhor época

Inverno (de maio a setembro), o período é mais seco, bom para fazer caminhadas. O verão (de outubro a abril) é ideal para banhos nas cachoeiras e poços.

Informações

A sede abre todos os dias, das 8h às 17h. O museu funciona de segunda a sexta, sob reserva, e sábado e domingo, das 9h às 11h40 e das 13h às 16h45. Ligue antes para confirmar, os horários podem mudar.

Informações

local_parking
Estacionamento Sem estacionamento
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s