Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Avaliação do Guia Quatro Rodas starsstarsstarsstarsstarsVale a viagem

Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses abrange 155 mil hectares de dunas, rios lagoas e manguezais. São dois tipos de cenários, dependendo da época do ano: durante a seca, o parque se transforma em um verdadeiro deserto banhado pelo oceano; com as chuvas, forma-se a paisagem clássica do lugar, uma incrível sequência de dunas e lagoas. Explorar toda essa imensidão de areia é uma experiência única e cansativa – leve água, chapéu, protetor solar, lanche e óculos de sol.

Barreirinhas é a cidade mais estruturada no entorno da área de preservação, mas também há passeios a partir de Atins (leste) e Santo Amaro do Maranhão (oeste).

Por que é 5 estrelas: A paisagem é única. Foram milhões de anos para que um raro processo geológico formasse tamanha sequência de dunas – que, à primeira vista, parece não ter fim.

Preste atenção: Ao entrar na água, é inevitável: peixinhos irão ao seu encontro em busca de comida. Mal dá para sentir as “mordidas”, que não deixam marcas. Mas a situação pode assustar as crianças. As lagoas menos frequentadas são as que têm mais peixes.

A melhor foto: A única maneira de clicar toda a extensão do parque é por cima, fazendo o voo de monomotor (que não é regularizado).

Tempo de visita: Para conhecer as paisagens de Barreirinhas, Atins e Santo Amaro do Maranhão com calma, reserve quatro dias. Como o acesso a Atins e Santo Amaro é demorado, é importante ter algum tempo de sobra.

Quando ir: Entre maio e agosto. De qualquer forma, vale ligar antes para o ICMBio para confirmar se as chuvas do ano foram suficientes para encher as lagoas – o que não ocorreu em 2012. Serviço ICMBio, 3349-1267. O parque não tem portaria para controlar a entrada, e não é sinalizado – é fácil se perder entre os bancos de areia. Apenas os veículos 4×4 conseguem passar pelas estradas de acesso. Contrate guia nas agências locais. Off-Road Adventure, 3349-0625; Rota das Trilhas, 3349-0372; Tropical Adventure, 3349-1987.

Informações

local_parking
Estacionamento Sem estacionamento
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s