Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense

Por Da Redação 25 fev 2013, 16h20

Os 135 000 hectares do parque – cerca de 1% da área total do Pantanal – ficam na confluência dos rios Cuiabá e Paraguai. Além de jacarés, capivaras, cervos e tuiuiús, comuns nos passeios feitos pelas fazendas, onçaspintadas e ariranhas também dão as caras por aqui. Como não existe estrutura de visita, há apenas duas formas para conhecer o lugar: com lanchas, em passeios de um dia (é necessário autorização com 15 dias de antecedência; consulte os hotéis); ou com os barcos-hotel, como os que saem da região de Corumbá.

Acesso

A partir de Poconé, deve-se percorrer toda a Rodovia Transpantaneira (145 km, sendo 143 km de terra) até Porto Jofre. Dali, navega-se pelo Rio Cuiabá em um trajeto que leva 3h30.

Melhor época

No período de seca, entre abril e setembro. Nessa época, as planícies não estão alagadas e os animais ficam nas áreas próximas aos rios – é fácil avistá-los.

Informações

O parque tem escritório na base do Rio Cuiabá – não há sinal de telefone. O contato deve ser feito pelo e-mail parnapantanal@icmbio.gov.br ou por meio da Coordenação Regional do ICMBio (61/3341 9710).

Publicidade