Parque Nacional da Chapada Diamantina

Avaliação do Guia Quatro Rodas starsstarsstarsstarsstarsVale a viagem

Principal destino de ecoturismo do Brasil, a área de preservação é só uma parte de um território que guarda uma quantidade incrível de montanhas, chapadões, rios, cachoeiras e grutas. Como o parque ainda não tem um plano de manejo implementado, a maioria de suas atrações não tem estrutura adequada para visitas. Entre os lugares mais visitados (divididos entre seis destinos), parte está fora dos seus domínios.

Por que é 5 estrelas? A beleza natural impressiona. Os próprios guias não sabem bem o número de grutas e cachoeiras, mas juram que ainda há atrações a descobrir. Cachoeiras em cânions, rios de água avermelhada e formações rochosas formam um conjunto sem igual. O trekking do Vale do Paty, um dos mais cênicos do país, corta a área do parque.

Preste atenção A flora da região é riquíssima. Muitas espécies, como algumas orquídeas, só existem aqui, e alguns tipos de sempre-viva, flor típica, correm risco de extinção. A água avermelhada dos rios deve-se à matéria orgânica vegetal em decomposição, mas é potável.

A melhor foto Do alto do Morro do Pai Inácio você faz a imagem clássica da Chapada, mas as cachoeiras da Fumaça e do Buracão também rendem ótimos cliques.

Tempo de visita Para conhecer as melhores atrações, o ideal é ter de uma semana a dez dias.

Quando ir O ano inteiro. No período entre novembro e janeiro chove mais, o que não costuma atrapalhar os passeios. De junho a agosto, época de seca, algumas quedas têm menos volume de água.

Informações O parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes (sede em Palmeiras), você pode entrar em contato pelos telefone (75)3332-2418 ou (75) 3332-2310. Os passeios devem ser feitos sempre com guia – além de não correr o risco de se perder, as belas paisagens do percurso ganham como complemento informações sobre a vegetação e a história da Chapada. Eles devem ser contratados nas agências de turismo ou nas ACVs.

Informações

local_parking
Estacionamento Sem estacionamento
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s